Você está visualizando atualmente Prefeito Vinícius Claussen inaugura mamógrafo e aparelho de densitometria óssea exclusivos da rede SUS no CES Várzea

É a primeira vez que o município disponibiliza a realização desses exames em um equipamento de saúde municipal

O Prefeito Vinicius Claussen e a Secretária Municipal de Saúde, Clarissa Rippel, inauguraram na última terça-feira, 31 de outubro, o novo espaço do Centro de Saúde da Várzea. A nova área, totalmente reformada, abriga os novos mamógrafo e aparelho de densitometria ósseas, equipamentos que serão utilizados pela primeira vez com exclusividade pela rede SUS do município. Além dos equipamentos, a área de atendimento contempla a recepção, balcão de informações e farmácia.

Atualmente o município realiza 400 mamografias e 150 exames de densitometria óssea por mês, e a expectativa é que com a aquisição dos novos equipamentos, o número de exames realizados dobre. “Encontramos uma cidade sucateada, abandonada e em um trabalho hercúleo na área da saúde, saímos de uma cobertura de 24% na atenção básica para 70%, onde todos os postos de saúde possuem médico e, a partir da semana que vem, teremos novamente clínico geral todos os dias no CES, atendendo a um pedido da população, uma vez que o trabalhador já está no centro da cidade e poderá ser atendido com livre demanda. Essa é a primeira fase da reforma, e seguimos investindo nas nossas unidades de saúde para continuar oferecendo um atendimento de excelência para a população”, declarou o Prefeito Vinicius Claussen.

Para a Secretária de Saúde, Clarissa Rippel, a aquisição dos equipamentos marca uma nova era na saúde teresopolitana: “Nós não inauguramos apenas uma mamografia, nós inauguramos um serviço novo. Vamos ter um mastologista atendendo e vamos ter credenciamento de serviços de biópsia. A mulher vai ficar resguardada pelo município. Ela vai fazer sua mamografia, vai ter o resultado e será encaminhada para um mastologista, se tiver nódulos suspeitos de tumor, e vai poder fazer a biópsia pelo município, não mais com a necessidade de ser pelo Estado. Se for diagnosticado algum problema mais sério, um tumor, o atendimento segue para a oncologia do hospital São José, que atende a nossa cidade. Essa é a linha de cuidado que o Prefeito entendeu ser necessária, não só de um exame, mas sim de uma linha de cuidado completa para as mulheres.”

As mamografias marcadas com data até a próxima semana, ainda serão realizadas no Hospital São José e, a partir do dia 13, todos os procedimentos, consultas e exames marcados pela rede SUS serão realizados no novo ponto da mamografia municipal.  A reforma da recepção e das novas salas de exame fazem parte das obras de melhorias no Centro de Saúde da Várzea, que contemplam os consultórios, salas de atendimento e imunização. A restauração da unidade foi dividida em três etapas para não interromper os atendimentos da unidade e agora, com a conclusão dessa primeira fase, a revitalização segue para outras dependências do CES.

Fotos: Bruno Nepomuceno