Prefeito Vinicius Claussen e Governador Cláudio Castro reinauguram polo da Faetec em Teresópolis

Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen e Governador Cláudio Castro reinauguram polo da Faetec em Teresópolis
Compartilhar:

Na ocasião, foram anunciados a expansão de novos cursos para instituição, como hotelaria, gastronomia e informática

O Prefeito Vinicius Claussen recebeu o Governador Cláudio Castro nesta sexta-feira, dia 03 de junho, em Teresópolis. Como aconteceu na última visita, o município recebeu importantes obras e programas em benefício da população. Na área de educação, destaque para reinauguração da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), unidade Teresópolis, que volta a estar presente na vida dos moradores da região para entregar cursos de qualificação profissional.

A abertura da cerimônia de reinauguração da instituição foi iniciada por uma bênção especial dada pelo Padre Jorge Luiz, Decano e Pároco da Paróquia Santa Teresa D’ávila, desejando que Teresópolis possa sempre prosperar, com muitas bênçãos e novas conquistas.

A reinauguração da instituição traz mais oportunidades para a população teresopolitana que busca qualificação para crescer profissionalmente. “Hoje temos uma Faetec revitalizada, um lugar para o desenvolvimento e capacitação de nossos jovens, com um ensino de muita qualidade. Essa instituição que tem o poder de mudar vidas e lugares, a qual desempenha um importante papel na educação do nosso município. Isso com certeza planta uma semente de transformação, porque investir em educação é investir no futuro das nossas famílias. Minha gratidão eterna ao governador Cláudio Castro e toda sua equipe por tudo que tem feito pela nossa região. Agradeço também a todos os vereadores presentes, essa entrega é nossa. É o executivo e legislativo operando juntos para construção de uma Teresópolis melhor”, agradeceu o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado da primeira-dama Paula Schütte Claussen, secretários e subsecretários municipais.

É fundamental parcerias como essas que visam incentivar a profissionalização da população, principalmente dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Com a Faetec revitalizada, os sonhos tornam-se realidade. “Cada vez que eu inauguro ou reinauguro uma Faetec, tem uma frase que gosto de mencionar que marca esse momento. “Essa instituição é muito mais do que uma escola, é uma fábrica de sonhos e um lugar de resgate de vidas.  Ela é um dos grandes pilares do governo, pois gera qualificação profissional ao ser humano e juntos, crescemos como cidade e estado. Estamos aqui para devolver esse espaço à população, que merece ter um serviço de qualidade. Aproveitem muito isso aqui, que é de vocês. E não paramos por aqui, expandiremos os cursos para incluir hotelaria, gastronomia e informática. É só com qualificação que vamos continuar crescendo. É muito gratificante junto com o Prefeito Vinicius está mudando Teresópolis, declarou o governador Cláudio Castro acompanhado da primeira-dama, Analine Castro, do assessor especial do Governo, Vinicius Sarciá e dos subsecretários de Estado: João Carrilho (Ciência e Tecnologia e Inovação) e Rogério Brandi (Infraestrutura e Obras).

Um dos responsáveis pela demanda de revitalização do prédio, o deputado André Corrêa compartilhou sua alegria. “Deixo meu agradecimento a todos vocês servidores, alunos que se dedicaram para que essa Faetec revitalizada tornasse realidade. É uma nova escola, um momento histórico para Teresópolis. Parabéns ao Governador Cláudio Castro, que por mais uma vez está investindo no interior do Estado, principalmente em Teresópolis. Não quero somente ressaltar a importância desse prédio, mas o que proporciona aqui, que é qualidade e conhecimento para toda a população. Estou muito feliz, essa conquista é nossa”, agradeceu o deputado.

“O dia de hoje é de grande importância para todos nós, a reinauguração dessa instituição é fruto de muita coragem, determinação, ousadia e comprometimento com o nosso Rio de Janeiro. A parceria entre o município e estado só traz benefícios em prol da população. E não posso deixar de destacar que esse mérito também é de todos os servidores públicos, tanto do segmento estadual quanto do municipal, que juntos somam forças para o crescimento e desenvolvimento de Teresópolis. Parabéns a todos, a conquista é nossa. E para finalizar, deixo meu agradecimento especial ao meu irmão André Corrêa, o autor dessa reforma e pelo incentivo junto ao Estado e município em trazer essa Faetec viva novamente, para que nossos jovens possam aprimorar suas habilidades e entrarem mais preparados para o mercado de trabalho”, destacou o presidente da Faetec, Iranildo Campos.

O subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação, João Carrilho deixa seu agradecimento pela entrega da nova Faetec. “Ver essa unidade toda revitalizada é uma grande conquista, poder proporcionar um ambiente colaborativo para que os alunos e profissionais realizem seus cursos com uma educação de referência. É essa integração que prezamos, entre governo e prefeitura, para que possamos cada vez mais entregar uma educação de qualidade e qualificação profissional de verdade para todos. Esse é um equipamento único da Rede Faetec de muitos outros que estão por vir”, comemorou o subsecretário.

“Sabemos que a tecnologia é uma das vocações de Teresópolis e que o mercado está em ampla expansão. Essa instituição tem um papel transformador de proporcionar melhores oportunidades, de incentivar e preparar os nossos jovens para entrarem no mercado mais qualificados”, pontuou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) é uma instituição de educação básica, superior e técnico pública brasileira, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

Presentes na reinauguração, os vereadores Amós Laurindo, Diego Barbosa, Dudu do Resgate, Érica Marra, Gustavo Simas, Marcos Rangel, Paulinho Nogueira, Tenente Jaime Medeiros e Teco Despachante. Os deputados federais, Hugo Leal, Luiz Antônio Corrêa e Márcio Labre. Os deputados estaduais, Márcio Pacheco – também líder do Governo na ALERG e Max Lemos, da diretora da Faetec Teresópolis, Inúbia Asthine, do líder do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) na Assembleia Legislativa do Rio e presidente, Marcos Vinicius Vasconcellos – conhecido como Neskau, do ex prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi e do ex deputado, Nilton Salomão.

Fotos: Bruno Nepomuceno