Prefeito determina novas medidas de enfrentamento à COVID-19 em Teresópolis

Você está visualizando atualmente Prefeito determina novas medidas de enfrentamento à COVID-19 em Teresópolis

Ampliação de testagem nos postos de saúde e mudança no protocolo de avaliação clínica e laboratorial do Pedrão estão entre as novas medidas adotadas a partir da próxima segunda (30)

Com o objetivo de reforçar o enfrentamento da disseminação do novo coronavírus, depois de se reunir com a liderança da Secretaria de Saúde, o Prefeito Vinicius Claussen determinou, nesta quinta, 26, novas medidas para o município. A ampliação de testagem para sintomáticos nos 20 postos de saúde da família (PSF) e unidades básicas de saúde (UBS) é uma das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde a partir da próxima segunda-feira, 30.

Ao buscar atendimento nesses postos, a pessoa que estiver com sintomas de COVID-19, vai ser avaliada pelo médico e encaminhada para realização do teste na própria unidade onde foi atendida. Anteriormente, o teste nessas unidades era realizado em crianças e adolescentes, de gestantes e dos idosos a partir de 60 anos, desde que sintomáticos.

A ampliação de testagem para sintomáticos nos postos de saúde é uma das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao buscar atendimento nesses postos, a pessoa que estiver com sintomas de COVID-19, vai ser avaliada pelo médico e encaminhada para realização do teste na própria unidade onde foi atendida. Anteriormente, o teste nessas unidades era realizado em crianças e adolescentes, de gestantes e dos idosos a partir de 60 anos, desde que sintomáticos.

O Centro de Atendimento e Testagem do Ginásio Pedrão, na Várzea, terá novo protocolo de avaliação clínica e laboratorial para identificação precoce de casos. Além disso, o Pedrão e o EPEM (Rua Dr. Aleixo, nº 85) passam a realizar também testes PCR, com mobilização de novas equipes.

O Prefeito Vinicius Claussen também determinou a instalação de um Centro Triagem e Testagem no Serviço de Pronto-Atendimento Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro. O local contará com equipe multidisciplinar, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e farmacêutico. A unidade funcionará às 3ª e 4º feiras, das 8h às 17h.

O Centro de Testagem do Caleme continuará realizando a testagem e serviços vinculados à Unidade de Atenção Primária do Caleme (2ª, 5ª e 6ª com atendimento da Unidade de Atenção Primária e sábado com realização de acolhimento e diagnóstico da COVID-19). A unidade está localizada na Igreja Nossa Senhora da Paz, em parceria com a Igreja Católica e na Unidade Móvel (Rua Antônio Maria da Conceição, s/nº – próxima à Praça).

No interior, os pacientes devem buscar testagem e atendimento nas Unidades de Atenção Primária à Saúde 24H de Bonsucesso (3º Distrito) e Unidade de Atenção Primária à Saúde de Água Quente (2º Distrito), de 2ª à 6ª feira, das 8h às 17h.

Vinicius Claussen pontuou que a ampliação de 214 leitos do Estado aumenta a segurança do município em relação a leitos COVID-19, uma vez que a regulação de vagas para internação é estadual. Outra iniciativa do Prefeito foi a reunião com representantes das entidades comerciais nesta sexta, 27, para reforço da importância do cumprimento das medidas vigentes com relação aos protocolos de segurança para enfrentamento ao Coronavírus.