Pesquisa do Unifeso quer traçar “Cenários do Futuro do Turismo de Teresópolis”

Você está visualizando atualmente Pesquisa do Unifeso quer traçar “Cenários do Futuro do Turismo de Teresópolis”
Compartilhar:

O professor Claudio Rodrigues Corrêa e as estudantes Edilane Angelo da Silva e Sarah de Almeida Ferreira, do curso de Administração do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e bolsistas do PICPq, estão trabalhando em um novo projeto de “Planejamento de Longo prazo para o Turismo de Teresópolis”. O trabalho integra o Plano de Iniciação Científica e Pesquisa (PICPq) 2020-2021 do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e dá continuidade ao estudo “Futuros alternativos do turismo na Região Serrana do RJ – Uma prospecção socialmente participativa”, que começou a ser desenvolvido em 2018, também vinculado ao PICPq.

Para a estudante Sarah de Almeida Ferreira, participar da pesquisa tem sido um grande aprendizado. “Além de aprender sobre métodos de pesquisa, na teoria e na prática, sinto-me privilegiada em participar de um projeto que pode trazer grandes benefícios para o setor de turismo da minha cidade e consequentemente para o entorno social e econômico”, avalia.

O professor Claudio Rodrigues destaca que o projeto tem apoio institucional da Secretaria de Turismo de Teresópolis e do Teresópolis Convention & Visitors Bureau e vem com o objetivo principal de “elaborar subsídios para o planejamento estratégico intersetorial de turismo de Teresópolis-RJ, com foco em diagnósticos e estudos de futuros alternativos que poderão ser utilizados na gestão pública ou privada da cidade de forma a tornar os gestores dessas organizações mais ativos na percepção do ambiente futuro e mais ativas na mitigação de ameaças e no ganho diante das oportunidades para melhor gestão de recursos tangíveis ou não da região com benefícios para seus habitantes”.

Trata-se de um questionário com apenas uma página e pode ser respondido neste link: https://forms.gle/nZXxt2bpBFqUyNDv7.

De acordo com o professor, a pesquisa foi motivada devido às constantes e crescentes taxas de transformação e de influências interconectadas de eventos velozes e mutantes, com os quais os tomadores de decisão do setor de turismo de Teresópolis têm lidado. “Diante do potencial de crescimento e seu transbordamento para a comunidade local em termos de benefícios socioeconômicos, entendemos que os agentes públicos e privados dos diferentes setores da sociedade devem investir em planejamento meticuloso e abrangente, a fim de discutir e implementar, com perenidade e flexibilidade, ações estratégicas de longo prazo para lidar com a complexidade e a dinâmica de eventos, forças e atores do s setores em que atuam”, justifica Claudio, adiantando que pretende divulgar e integrar os resultados da pesquisa mediante a elaboração de artigos a serem publicados em revistas, congressos, entre outras formas.