Você está visualizando atualmente Ouvidoria de Teresópolis recebe visita técnica da Associação Brasileira de Ouvidores

Objetivo é avaliar se o município exerce, de forma plena, as funções da Ouvidoria

O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) – Seção Rio de Janeiro, Gilberto Lucena, e as conselheiras Nancir Sathler e Isabel Cristina Gralhóz, fizeram uma visita técnica à Ouvidoria Geral da Prefeitura de Teresópolis. O grupo foi recebido pelo Ouvidor Municipal, Leonardo de Araújo Manso Filho, que apresentou as funcionalidades do Sistema Eletrônico Municipal (eOuve). Durante o encontro, o grupo aplicou o Questionário de Avaliação de Atendimento à Lei 13.460, que estabelece normas sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços da Administração Pública. O objetivo é avaliar o serviço de atendimento à população pela Ouvidoria e certificar o município quanto ao cumprimento da Lei 13.460.

“A visita dos representantes da ABO teve o intuito de avaliar pessoalmente se o município exerce de forma plena as funções da Ouvidoria. A avaliação também inclui a aplicação de um questionário sobre diversas questões relacionadas à nossa infraestrutura, como acessibilidade, e à qualidade do atendimento à população. O nosso objetivo é que a Prefeitura de Teresópolis receba a certificação da ABO quanto ao atendimento à Lei 13.460”, explicou Leonardo de Araújo Manso Filho, pontuando o empenho do Prefeito Vinicius Claussen, criando o eOuve, com o objetivo de facilitar a comunicação entre a Prefeitura e o cidadão e servir à população de forma cada vez mais efetiva.

O Ouvidor também acompanhou o grupo até a Secretaria Municipal de Controle Interno, na Prefeitura, onde a equipe foi recebida pela secretária Yára Rocha.

Canais de atendimento

A Ouvidoria Geral tem como competência registrar e dar tratamento adequado às reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços públicos internos e externos prestados pelo Executivo Municipal.  São produzidos relatórios apontando deficiências e/ou irregularidades, do ponto de vista da população, em busca da melhoria da prestação dos serviços pelo poder público.

Qualquer pessoa pode acessar o Sistema Eletrônico Municipal da Prefeitura (eOuve) por meio do site – www.teresopolis.rj.gov.br –. Você também pode baixar um aplicativo em seu smartphone, podendo fazer sua solicitação 24h, todos os dias da semana. Outros canais são o atendimento presencial na sede da Ouvidoria Geral (Av. Lúcio Meira, 375, sala 105 – Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Várzea), de segunda a sexta, das 9h às 18h (durante a vigência de decreto municipal de enfrentamento à pandemia); os telefones 162, (21) 2742-5074, (21) 2742-8761 e (21) 98126-4038 (WhatsApp) e o e-mail [email protected].