Outubro Rosa e a importância do aleitamento materno é tema de conferência de saúde

Você está visualizando atualmente Outubro Rosa e a importância do aleitamento materno é tema de conferência de saúde
Compartilhar:

Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Saúde, programação discutiu políticas públicas para o incentivo ao aleitamento e o combate à mortalidade infantil

Como parte da programação do Outubro Rosa em Teresópolis, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou, nesta quinta-feira (20), uma conferência voltada para profissionais e estudantes da área da Saúde. O evento aconteceu na sede do Teatro Municipal, na Prefeitura Municipal de Teresópolis e teve como palestrante a Dra. Maria da Conceição Salomão, renomada pediatra especialista na área do aleitamento materno e fundadora do Centro Materno Infantil Municipal (CMI).

O tema do encontro foi “Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno”. A Dra Maria da Conceição Salomão apresentou a importância do incentivo ao aleitamento materno como um dos fatores mais importantes para diminuir a taxa de mortalidade infantil. “Amamentar não é um processo tão simples, pois envolve família, sociedade e profissionais de saúde. O uso dessas políticas em estados e municípios é fundamental para se criar a base de apoio à saúde da mulher e, principalmente, reduzir o índice de mortalidade infantil e ao mesmo tempo aumenta r a prevalência do aleitamento”, explicou.

Existentes no Brasil desde 1991, estas políticas públicas de apoio ao aleitamento materno foram ampliadas ao longo dos últimos 30 anos. Com impacto de até 13% na mortalidade infantil, a amamentação é o alvo a ser trabalhado junto aos órgãos de saúde para que este impacto na população desta faixa etária diminua a cada ano.

“A importância deste evento está em unir a todos nós como uma rede para garantir esta política que garante a amamentação no primeiro ano e vida do bebê, garantindo assim uma maternidade e paternidade mais saudável com aleitamento de qualidade”, disse a Secretária de Saúde, Dra. Clarissa Rippel.

Mortalidade infantil em Teresópolis

Representando o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, que cumpria agenda em Brasília, esteve presente no evento o vice-prefeito, Dr. Ary Boulanger. Houve ainda a participação da Secretária de Saúde, Clarissa Rippel; das subsecretárias de Atenção Básica, Dra. Cláudia Miguel e Adriana Chaves; da subsecretária de Atenção Especializada, Dra. Michelli Nogueira; o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alechandre Miranda; subsecretária jurídica, Dra. Laila Bezerra; da coordenadora da Regulação, Dra. Luciana Castro; e do diretor médico do CMI, Dr. Gustavo Tavares. R epresentando também o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) esteve presente o Dr. Carlos Romualdo Gama; e do Conselho da Mulher, Isabel Maria.

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) também foi representado por Renata Mendes, da Direção Acadêmica de Ciências de Saúde, bem como por membros do diretório acadêmico de enfermagem e demais cursos de saúde da instituição.