Você está visualizando atualmente Ministério Público RJ debate a qualificação dos serviços socioassistenciais em evento em Teresópolis

O “Ciclo de Debates e Troca de Experiências: Diálogos Sobre o SUAS” aconteceu no salão da Escola da Magistratura

Na última quinta-feira, 13 de abril, aconteceu a primeira reunião do “Ciclo de Debates e Troca de Experiências: Diálogos Sobre o SUAS”, evento organizado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro em Teresópolis. O evento foi idealizado para treinar as equipes técnicas da Rede SUAS – Sistema Único da Assistência Social – e também as do Ministério Público e do Judiciário, qualificando-as para o enfrentamento legal, a execução e a gestão das políticas públicas de assistência social no dia a dia profissional. O local escolhido para a série de quatro encontros, foi o salão da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro em Teresópolis, no segundo andar do novo Fórum da cidade. Serão mais três debates, sempre às quintas-feiras e com início às 14 horas, nas seguintes datas: 20/04, 27/04 e 11/05. São 30 vagas, sem inscrições prévias.

O tema do primeiro debate foi a “Qualificação da Gestão dos Serviços Socioassistenciais”, o que a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Teresópolis, Eliane de Moraes Leite, que esteve presente juntamente com a Subsecretária Leonor de Azevedo Abreu, qualificou de um verdadeiro “tour pelo SUAS”. Eliane informou que todos os técnicos da Secretaria foram chamados a participar.

O treinamento é feito pela Dra. Helena Ferreira, psicóloga e Doutora em Políticas Públicas, além de Técnica Pericial do GATE (Grupo de Apoio Técnico Especializado) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e que integrou os quadros do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e também pela Dra. Renata Rios, assistente social, Mestre em Políticas Públicas e também Técnica Pericial do GATE do MPRJ.

O tema do segundo encontro, no dia 20 de abril, será “Trabalho Social nos CRAS e CREAS”. O terceiro (27 de abril) abordará a “Atuação do SUAS em Contextos de Desastres”, e o quarto e último debate (11 de maio) será sobre a “Gestão do SUAS”. O Fórum da Comarca de Teresópolis Juiz Ivo de Carvalho Werneck fica no número 678 da Rua Carmela Dutra, em Agriões (vizinho à Prefeitura Municipal de Teresópolis).