Mês da Mulher: importância do ‘elemento feminino’ e música marcam evento no Teatro Municipal

Compartilhar:

Programa faz parte das comemorações promovidas pela Secretaria da Mulher

Convidado pela Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, o médico especialista em medicina chinesa, Dr. Augusto Braga, falou para um público bastante interessado nas mais variadas formas de mulher. Mulheres corajosas, vítimas, artistas, políticas, reconhecidas, famosas, outras nem tanto, mas mulheres que soltaram sua voz e se fizeram ouvir. Esse foi o tema da palestra ‘As formas de Mulher’, que aconteceu na última sexta-feira (22), no Teatro Municipal. O evento fez parte das comemorações pelo mês da Mulher (março).

A programação contou ainda com o show do músico Rafael Cosenza, que arrancou aplausos da plateia com músicas como ‘Maria Maria’, de Milton Nascimento, ‘Monalisa’, de Jorge Versillo, ‘Mulheres’ de Martinho da Vila, e várias outras canções que enaltecem a figura feminina.

Para a secretária municipal da Mulher, Patrícia Falcão, a conversa foi uma grande reflexão. “Augusto foi muito feliz na introdução do tema, expondo, desde o início do universo, a importância e o poder do elemento feminino principal no mundo, a água. Depois fez uma cronologia desde Eva até os dias atuais, passando por centenas de mulheres que marcaram a nossa história. Tudo isso nos fortalece porque vimos que basta querer para fazer melhor”, disse Patrícia.

Na plateia, Madalena Rucker, presidente do CAMP (Círculo de amigos do Menino Patrulheiro) de Teresópolis, ficou encantada. “Sensacional, eu já conhecia o trabalho do Augusto como grande defensor da natureza e agora exaltando as mulheres com essa aula de história. Penso, inclusive, que essa palestra deveria ser direcionada a área de educação, nas escolas, nos conselhos, porque é autoexplicativa”, disse.

O palestrante Doutor Augusto Braga lembrou que tudo começa na educação. “A mulher é a grande responsável pela formação do caráter humano. É ela quem cuida e ensina as primeiras lições de vida e ela precisa saber do seu papel poderoso na sociedade. Acho até que elas sabem disso, por isso, alguns fracos e incompetentes tentam silenciá-las”, observou o médico.

Além da Medicina Tradicional Chinesa, Augusto também é cirurgião geral e foi professor de anatomia por 20 anos do Unifeso e também da Universidade UnigranRio.

Foto: Sidney Pontes