Medicina: “Jornada Científica” debate doenças infecciosas

Profissionais de saúde do Rio de Janeiro vão debater o tema “Situação da tuberculose/brucelose animal e a repercussão na saúde pública” durante a “Jornada Científica” que acontece nesta quinta-feira (21), no Teatro Municipal, em Teresópolis.

A reunião irá discutir pontos importantes, como as formas de prevenção das doenças que acometem gados de corte ou leiteiro, além de como fazer o manejo do animal contaminado. Para isso, serão oferecidas noções de capacitação, tanto dos profissionais de saúde veterinária e medicina humana, quanto aos técnicos que lidam com a produção agropecuária.

Dentro desta preparação, serão mostrados os cuidados que se devem tomar quanto à transmissão das doenças à população, através da carne e leite provenientes do animal contaminado.

O evento é uma parceria entre o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através das secretarias de Saúde e de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Os debates e palestras da “Jornada Científica” serão realizados de 13h às 18h, no Teatro Municipal, no 2º piso da Prefeitura Municipal de Teresópolis, com entrada franca.

Brucelose e tuberculose animal

A brucelose é comum tanto para gado de corte, como para leite. Porém, a tuberculose é um problema mais sério para os produtores de leite, porque esta se dissemina pelo ar, urina e fezes e, portanto, as chances de infecção são maiores em rebanhos mais confinados.

A necessidade do controle da disseminação da brucelose e da tuberculose procura não só assegurar a saúde do animal, como também a saúde do produtor rural, de sua família, dos tratadores de gado e dos consumidores dos produtores de origem animal. É preciso enfatizar que estas doenças são transmitidas do animal para o homem quando ocorre o consumo de alimentos provenientes de animais infectados.

• • Quinta-feira, 21 de fevereiro
    12h30/13h, Inscrições