‘Maio Amarelo’: crianças recebem aula de educação no trânsito na ‘minicidade’ criada pela Guarda Civil Municipal

Teve início nesta segunda-feira (27), a visitação de alunos de escolas públicas e privadas à ‘minicidade de trânsito’, montada pela Guarda Civil de Teresópolis, na Praça Olímpica Luís de Camões (Várzea). Com o tema ‘Seja um herói no trânsito’, a iniciativa visa oferecer às crianças informações básicas sobre educação, tanto para pedestres quanto para motoristas. A atividade faz parte da programação da campanha de conscientização e sensibilização sobre segurança no trânsito ‘Maio Amarelo’ e segue até esta sexta-feira (31).

Com o intuito de apoiar a ação, o vice-prefeito Ari Boulanger assistiu à primeira aula do projeto interativo, realizada pela equipe da Ronda Escolar. “O que percebemos é que as crianças tomam para si e levam para casa os ensinamentos adquiridos nas escolas. Elas são os grandes transmissores de informação, por isso a educação é fundamental não só no trânsito, mas em todas as áreas da vida para que tenhamos cidadãos mais responsáveis”, declarou Ari.

Assim como o secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, o comandante da Guarda Civil Municipal, Gil Wellington, também acompanhou toda a ação neste primeiro dia.  “O objetivo da minicidade é envolver as crianças, que são os futuros condutores de veículos, nessa campanha de conscientização sobre comportamento seguro no trânsito para reduzir o número de acidentes”, disse Gil.

Lançada no dia 6 de maio pela Secretaria de Segurança Pública/Guarda Civil Municipal, a campanha ‘Maio Amarelo’ será encerrada nesta sexta (31) com simulado de acidentes, apresentações na Praça Olímpica e uma caminhada até a Prefeitura, com distribuição de informativos.

Para a professora Júlia Freitas, da Escola Municipal Lar de Isabel, na Barra do Imbuí, a ação contribui para enfatizar as normas sociais. “É bom eles entenderem, desde pequenos, que para tudo existem normas. Assim como tem regra na sala de aula, tem na sociedade também”, concluiu a professora.

A campanha ‘Maio Amarelo’, que tem o lema ‘No trânsito, o sentido é a vida’, conta com a parceria da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: Jorge Maravilha