‘Lê Terê’: atrações culturais, artísticas, lúdicas e muita literatura para todas as idades

Você está visualizando atualmente ‘Lê Terê’: atrações culturais, artísticas, lúdicas e muita literatura para todas as idades
Compartilhar:

Prefeito Vinicius Claussen participa da abertura oficial da 1ª Festa Literária de Teresópolis.

Feira vai receber a visita de cerca de 19 mil alunos da Rede Municipal, que vão ganhar um voucher para comprar livros.

Com atrações culturais, artísticas, lúdicas e muita literatura para todas as idades, a ‘Lê Terê’ – 1ª Festa Literária de Teresópolis começou nesta segunda-feira, 15, e vai até o próximo domingo, 21, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão. Até sexta-feira, 19, a visitação é exclusiva para estudantes das escolas públicas e particulares agendadas. No sábado, 20, e no domingo, 21, das 9h às 17h, a festa é aberta ao público em geral. O Prefeito Vinicius Claussen participou da abertura oficial do evento, nesta segunda, pela manhã.

“Depois de um período tão complicado na pandemia, fizemos um estudo e constatamos que investir na leitura e na literatura seria fundamental para engajar e criar essa nova energia na Educação. A Educação segue como prioridade na nossa gestão. Com o aumento na arrecadação, temos investido fortemente nesse segmento. São mais de 50 milhões de reais de investimento com recursos próprios por ano, além de todas as outras verbas que recebemos, com isso vamos passar de 240 milhões de reais apenas no ano de 2022. Que os 19 mil alunos da nossa rede que vão visitar a feira aproveitem o evento, preparado especialmente para eles”, destacou o Prefeito, que estava acompanhado da Primeira-dama, Paula Schütte Claussen.

O Prefeito enumerou os mais recentes investimentos da gestão na Educação, como o abono salarial para os profissionais da Educação; a entrega de 1400 notebooks para os professores da rede; reajuste salarial acima de 12%; convocação de 700 professores do concurso; ampliação das vagas de creche (em 2018, a rede oferecia cerca de 750 vagas e ainda este ano chegará a cerca de 1700 vagas); inauguração das sedes próprias da Creche Missionário Manoel de Melo e da Escola Pr. Assis Cabral; ampliação e reforma da Escola Thiago Pacheco de Medeiros. Vinicius Claussen enfatizou ainda que o município já adquiriu o imóvel para a nova sede da Creche Começando a Viver e que, ainda em agosto, acontecerá a entrega dos primeiros tablets para os alunos da rede, implantando o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, junto ao Sebrae-RJ.

A Secretária de Educação, Satiele Santos, agradeceu ao Prefeito Vinicius Claussen por todo o investimento na Educação e também à equipe da Secretaria que contribuiu para que a 1ª Festa da Literatura acontecesse. “Agradeço ao Prefeito por todo o trabalho de valorização da nossa Educação e a todos os servidores que fizeram a ‘LêTerê’ acontecer. Será uma semana de arte, cultura e literatura para as nossas crianças da Rede Municipal e para o público em geral”, frisou Satiele Santos, pontuando a iniciativa inédita da gestão de contemplar os estudantes da rede pública com um voucher cultura, no valor de R$ 90,20, para a compra de livros nos estandes das editoras participantes do evento. Os alunos também recebem um kit lanche, com suco, bolinho, biscoitos e fruta, além de um passeio no Trenzinho da Alegria, que vai auxiliar no transporte de alunos para a feira.

Secretários municipais de outras pastas também marcaram presença na abertura da ‘LêTerê, como a secretária de Cultura, Cléo Jordão. “O incentivo à leitura é primordial para o desenvolvimento das crianças e ter esse contato com os autores e o mundo da Literatura será uma experiência inesquecível para os estudantes do nosso município. A presença da Academia Teresopolitana de Letras também é importante. Desejamos que esse seja apenas a primeira edição de muitas da Festa Literária de Teresópolis”, enfatizou Cléo Jordão. Os vereadores Paulinho Nogueira, Tenente Jaime Medeiros e João Miguel também estiveram presentes ao evento.

A ‘LêTerê

A LêTerê – 1ª Festa Literária de Teresópolis foi idealizada pela Secretaria M. de Educação com o intuito de aproximar os alunos da cidade ao mundo mágico da Literatura. O evento convida os participantes a experimentarem altas aventuras, romances, mistérios e sonhos. A estrutura da festa conta com dois palcos, um na área interna e outro no espaço externo do Ginásio Pedrão. Entre as atrações, Show da Tina, Turma do Frederico (teatro de bonecos), o Teatro Mágico do Le Peppe, Irmãos Kyoskys, e apresentações especiais dos artistas Edinar Corradini e Rubinho do Vale. A presença de personagens da Literatura infantil, como a Turma do Sítio do Picapau Amarelo, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e A Bela e a Fera completa o clima lúdico do evento.

A feira conta ainda com diversos estandes, entre eles, ‘Incentivando a Arte e a Leitura – Oficina de Fantoches’, ‘Toca da Ciência – Educação Ambiental’, e ‘Contar e Brincar’, com Claudia Coelho, Sandra Dias e Álan Magalhães. “Esse movimento é fundamental para o enriquecimento cultural dos alunos e pra gente preparar as novas gerações de artistas, escritores. É importante eles terem esse contato com a Literatura porque o principal instrumento para o conhecimento é a leitura”, frisou Álan Magalhães.

Renomada autora de livros infanto-juvenil, Andrea Taubman vai compartilhar as suas experiências literárias e apresentar suas principais obras para os visitantes. “É uma emoção enorme participar da 1ª Festa Literária de Teresópolis. O autor tem poucas oportunidades de encontrar com seus leitores e ter esse contato com as crianças humaniza a leitura. É um momento mágico. As festas literárias são fundamentais para a formação leitora da criança. Vida longa à ‘LêTerê’ e que possamos ter muitas feiras para promover esse encontro autor-leitor”, destacou Andrea Taubman. A escritora Ana Maria Andrade também integra a feira e vai compartilhar sua trajetória com os visitantes da festa literária.

A história de Teresópolis também é lembrada, com um espaço dedicado à imperatriz Teresa Cristina, representada pela atriz Estefane Lucas, além do engenheiro e amigo da família imperial, André Rebouças, representado pelo subsecretário de Turismo, Henrique Silva.

As crianças que visitaram a ‘LêTerê’ na manhã desta segunda-feira, 15, ficaram encantadas com tudo o que viram e puderam experimentar. “Estou adorando a feira. Poder comprar vários livros está sendo muito legal”, disse Gustavo Carvalho, aluno do 3º ano no Ciep Municipalizado Prof. Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa.

A 1ª Festa Literária de Teresópolis será voltada para os estudantes das redes pública e privada até sexta-feira, 19, no sábado, 20, e domingo, 21, será aberta ao público em geral.

Fotos: Bruno Nepomuceno