Investimentos no mercado de trabalho e situação da educação no interior de Teresópolis são debatidos com o Governador do Estado

O Governador Wilson Witzel recebeu diversas propostas para a cidade de Teresópolis durante reunião em Petrópolis, no último fim de semana. No encontro com a equipe do governo do estado estavam presentes, além do Prefeito Vinícius Claussen, os secretários de Educação, Obras, Saúde e Trabalho.

Este encontro fez parte do segundo dia da agenda itinerante do governador pelos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. Na reunião, Wilson Witzel recebeu diversas propostas para serem implantadas na cidade de Teresópolis pela atual gestão. O objetivo principal do encontro é firmar uma parceria entre o Estado e o município.

Na reunião com a equipe do governador estavam presentes o secretário de Trabalho, Vinicius Oberg, a secretária de Educação, Rosana Mendes, o secretário de Obras, Beto Calixto e o secretário de Saúde, Antônio Vasconcellos.

Trabalho

Segundo a Secretaria de Trabalho, foram apresentados ao governador diversos pontos a serem trabalhados ao longo do ano para o município de Teresópolis. Esses pontos procuram atender e aumentar o desenvolvimento comercial da cidade, aprimorando a mão de obra especializada e a sua absorção pela iniciativa privada.

Teresópolis será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro com um novo modelo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Este novo modelo irá procurar oferecer novos cursos que sejam atrativos para atender as necessidades das empresas locais nas áreas de turismo, agricultura, tecnologia e de educação. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), será projetado um laboratório da FAETEC para auxiliar a produção de lúpulo em Teresópolis.

Em parceria com a Secretaria de Educação, será realizado um consórcio com a Cederj (Fundação Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro) para a ministração de cursos EAD com certificado das universidades federais e estaduais do Rio de Janeiro.

Educação

De acordo com a secretária de Educação de Teresópolis, Rosana Mendes, a reunião foi muito proveitosa. Foram discutidos temas como o polo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em Teresópolis e o transporte escolar no interior do município.

Saúde

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis, o governador Wilson Witzel prometeu dissolver parte da dívida com a cidade, que está estimada em R$60 milhões. Com esta ação, o Estado poderá ajudar a cidade a concluir a obra de uma clínica da família, no bairro de Bonsucesso. “O governador se comprometeu a terminar as obras da clínica da família em Bonsucesso, no 3º Distrito. Foi o ponto alto do encontro”, afirmou o Prefeito, Vinícius Claussen.

A obra da clínica da família em Bonsucesso está parada desde 2016, e foi prometida a construção de uma nova clínica no bairro de São Pedro.

Outras medidas também foram finalizadas junto ao Governador, são elas: O repasse vai retroagir no mês de janeiro e vai continuar durante o ano sem interrupção; haverá repasse do cofinanciamento da ESF (Estratégia de Saúde da Família), e também para a Farmácia Básica; será feito o incentivo para a expansão da rede de atenção básica; também será ampliado o repasse financeiro para o setor de oncologia do município; para baratear o custo de medicamentos e evitar o desabastecimento nos postos de saúde, será reestruturada as suas compras; e ficou para o mês de julho o início dos repasses de ajuda aos hospitais do interior de Teresópolis.

O cofinanciamento da ESF (Estratégia de Saúde da Família) é uma proposta de apoio financeiro do Estado para a área da saúde da família. Esse apoio já existiu em 2014, e o atual governo demonstra o interesse na sua retomada.

Obras

Também foi apresentado e discutido temas quanto às estradas que ligam Teresópolis a Petrópolis e Nova Friburgo. O Prefeito Vinícius Claussen, apresentou projetos de melhorias para as estradas Teresópolis-Friburgo e Teresópolis-Itaipava. O governador defendeu a privatização dessas estradas. “Sem isso, nós não vamos ter condições de ter melhores estradas e vamos continuar com deficiência tanto no transporte particular, como no turismo e transporte de carga, que vem sendo muito atingidos com as estradas ruins. É melhor pagar pedágio do que ter estradas esburacadas”, explicou o governador.

Segundo o secretário de Obras, Beto Calixto, além das questões relativas às estradas que ligam Teresópolis a Nova Friburgo e a Petrópolis, também foram apresentados planos de desenvolvimento urbanístico para as vias de toda a cidade, como também melhorias nos serviços públicos do município.

Texto: Raphael Branco