Investimentos e reformas marcam o ano letivo na rede municipal de Teresópolis

O ano letivo de 2019 começou cheio de novidades para os 21 mil alunos das escolas da rede municipal de Teresópolis. Uma série de investimentos está sendo planejada para a melhoria da educação pública na cidade, que conta com 97 unidades de ensino, incluindo creches e centros de educação infantil.

Com um orçamento de aproximadamente R$ 178 milhões, a Secretaria de Educação pretende cumprir, ao longo de todo o ano de 2019, uma lista com 79 itens para aprimorar a educação pública de Teresópolis. Entre eles, estão: aquisição de materiais pedagógicos; material de limpeza; material de banho e higiene para as creches; uniformes escolares, sendo que uma parte foi recebida no final de 2018 e a segunda será recebida no segundo semestre deste ano; aumento da frota, com a aquisição de novos ônibus escolares; além da melhoria na área de informática nas escolas.

“A minha expectativa para esse ano, é que todo o planejamento de despesas que nós estimamos para 2019, seja ele com recursos federais ou recursos próprios da Prefeitura, seja realizado. São 79 itens que incluem serviços e materiais, que levantamos como despesa. Todos esses itens estão sendo licitados, para que possamos adquiri-los”, comenta Rosana Mendes, Secretária de Educação de Teresópolis.

Obras

Para aprimorar o atendimento, a Prefeitura dá continuidade às obras de reforma em cinco escolas municipais: Alice Saldanha (Morro do Tiro), Heleno de Barros Nunes (Fischer), Maria da Glória Gonçalves (Imbiú), Sebastião Branco (São Pedro) e Tiago Pacheco de Medeiros (Venda Nova). Entre os serviços executados estão contenção de encosta e drenagem, ampliação, revisão de instalações elétricas e hidrossanitárias, revestimentos em geral e pintura.

Na Escola Tiago Pacheco de Medeiros, que terá duas novas salas de aula, o início da obra estava previsto para agosto de 2018. Porém, houve um atraso por conta da alteração do projeto inicial e a realização de terraplanagem para nivelar o terreno. “A obra na parte interna da escola será finalizada em fevereiro. A parte externa e a construção das duas salas de aula terão início nesta nova etapa”, informa Rosana Mendes.

Laboratórios de informática

A Secretaria de Educação constatou que alguns centros de ensino contam com espaço para informática, mas possuem computadores antigos e sem manutenção; e outras escolas não têm local próprio para um laboratório. Para solucionar este problema, a Secretaria pretende estabelecer um critério para as escolas que irão receber melhorias em seus laboratórios, incluindo computadores novos. E os alunos das escolas que não possuem espaço para informática, receberão notebooks para os seus estudos.

Mais reformas

Já foram licitadas, e aguardam a assinatura de contrato com as empresas contratadas para realizar as obras de reforma, as escolas Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Dorvalino de Oliveira (Meudon), CIEP Amaury Amaral dos Santos (Fonte Santa) e Stella Moraes Simões (Vargem Grande). Já na Creche Municipal Começando a Viver (Granja Guarani) e a Escola Maçon Lino Oroña Lema (Tijuca), as obras foram orçadas e aguardam licitação.

Fotos: Jorge Maravilha