Horto Municipal de Teresópolis recebe estrutura do borboletário

Você está visualizando atualmente Horto Municipal de Teresópolis recebe estrutura do borboletário

Selecionado pelo Fundo Municipal de Proteção Ambiental, projeto Asas Polinizadoras é executado pela Tereviva

Lançada nesta quinta, 06/07, a estrutura do Borboletário do Horto Municipal de Teresópolis Carlos Guinle, no bairro Quarenta Casas. De autoria da Tereviva – Associação de Fomento Turístico e Desenvolvimento Sustentável, o projeto Asas Polinizadoras foi contemplado pelo edital público nº 01/2022, lançado em julho do ano passado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O atrativo ainda não está aberto para visitação.

Com financiamento do Fundo Municipal de Proteção Ambiental de Teresópolis, a iniciativa inclui estufa de floricultura, pupário/berçário e um circuito acessível de convivência.

Etapas – A criação do borboletário municipal como equipamento de educação ambiental integra o primeiro eixo do projeto Asas Polinizadoras, que abrange a reprodução de borboletas visando à polinização endêmica e pesquisas e o turismo de base comunitária. O segundo eixo é voltado à criação de abelhas para a produção de mel como atividade sustentável e inclui jardins educativos com árvores melíferas. No terceiro e último eixo estão a reintrodução de pássaros da fauna silvestre e projeto de avistamento de aves.

Parcerias com instituições de ensino e o trade turístico para capacitação e formação de equipes técnicas e comunidades do entorno também fazem parte da proposta.

Ampliando as ações de preservação
O edital de chamamento público nº 01/2022 permitiu a seleção de sete projetos de instituições do município com ações nas áreas de educação ambiental, coleta seletiva, proteção florestal e de monitoramento de espécies ameaçadas. Um investimento de R$ 1,4 milhão de recursos públicos para financiar as propostas vencedoras.

“As ações contempladas vão contribuir muito com a política de preservação ambiental no município de Teresópolis. A ideia do fundo é apoiar iniciativas que integrem as ações do poder público e fortaleçam as organizações da sociedade civil na busca pelo desenvolvimento local sustentável”, destacou Flavio Castro, secretário municipal de Meio Ambiente, que acompanhou o lançamento da estrutura.