Grêmio Musical Paquequer na Semana da Música

Compartilhar:

Mulheres e meninos em ação

Em nova atividade pelos 125 anos de Teresópolis, a Secretaria de Cultura
apresenta o Coral Grêmio Musical Paquequer na Semana da Música

“São 102 anos de música e arte em Teresópolis, esta cidade linda, maravilhosa e abençoada por Deus”, definiu a maestrina e tecladista do Grêmio Musical Paquequer, Sônia Bruno. No grêmio desde 1981, Sônia foi regente e apresentadora do projeto Mulheres em Ação, que se apresentou nesta quinta-feira, dia 14, na Calçada da Fama, pela Semana da Música.

De 11 a 16 de julho, como parte das comemorações pelos 125 anos da emancipação de Teresópolis, várias atividades musicais e artísticas vêm animando os cidadãos que passam e param em frente ao palco montado pela Secretaria Municipal de Cultura no local, sempre das 15h às 16h.

Eram 10 cantores, contando com Sônia, e quatro músicos mirins que se apresentavam pela primeira vez, em público, regidos pelo coordenador de aulas Isaac Cipriano. “No meio da rua, para o povo, pela primeira vez? Que coragem!”, comentou o Secretário de Cultura, Márcio de Paula, impressionado com os meninos que tocaram quatro músicas — uma delas, a 9ª Sinfonia de Beethoven — com desembaraço, em seus violinos e flautas.

Antes, o coral do projeto Mulheres em Ação desfilou um repertório de canções populares, antigas e modernas, incluindo o bolero “Relógio”, de Roberto Cantoral, que fez muito sucesso nas serestas brasileiras e nos shows de cantores como Altemar Dutra por várias décadas.

“É Preciso Saber Viver” e “Meu Pequeno Cachoeiro”, de Roberto e Erasmo Carlos; “Coração de Papel”, de Sérgio Reis; “Mulher Brasileira”, de Benito Di Paula; “Sozinho”, de Caetano Veloso; “Um Dia de Domingo”, de Sullivan e Massadas (imortalizada por Tim Maia); “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa e outros sucessos juntaram gente e fizeram o povo cantar. Ao final, mais uma leitura original do “Hino a Teresópolis”. Deus abençoou.

Grêmio Musical de Utilidade Pública

Hoje formado, em média, por 25 cantores e músicos, o Grêmio Musical Paquequer foi fundado por José Teixeira Guimarães, o primeiro alpinista a escalar o Dedo de Deus, em 24 de maio de 1914. Considerado Serviço de Utilidade Pública do Município, nos anos 80 a banda recebeu vários prêmios.

O grêmio funciona também como Ponto de Cultura desde novembro de 2010, oferecendo aulas de canto, coral, violino, violão e flauta doce para 120 jovens estudantes de escolas públicas, moradores de comunidades pobres e com baixa renda familiar.

A Semana da Música segue nesta sexta, 15, com apresentação de Tony Rezende e Banda, e será encerrada no sábado, 16 de julho, com performance da Equipe de Teatro Iktus, da Casa de Oração Central (Pastor Marcos Santana).

Foto: Divulgação
Legenda: Projeto Mulheres em Ação, do Grêmio Musical Paquequer, atração da Semana da Música, na Calçada da Fama