“Faça a feira na Feirinha do Alto”: atrativo receberá produtos da agricultura familiar

‘Faça a feira na Feirinha do Alto’: atrativo receberá produtos da agricultura familiar

Projeto piloto começa no Carnaval

O prefeito Mario Tricano apresentou nesta quarta-feira, dia 8, o projeto ‘Faça a feira na Feirinha do Alto’. A iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura tem como proposta a realização de uma feira de produtos agrícolas nos dias de funcionamento da Feirinha, que é administrada pela Secretaria de Trabalho. O projeto piloto começa na semana do Carnaval, com 12 barracas montadas no entorno da quadra poliesportiva da Praça Higino da Silveira. Os estandes serão coordenados pelas associações de produtores rurais cadastradas pela Emater.

“É um passo importante para a feira de artesanato de Teresópolis, que vai ganhar um parceiro novo. E os turistas e visitantes poderão comprar produtos agrícolas de qualidade. É o turismo e a agricultura de braços dados, avançando para um futuro bem melhor”, destacou o prefeito. “Nosso interior representa 70% da área territorial do município, e produz muito. Temos que mostrar mais essa produção da agricultura familiar”, acrescentou o secretário Raphael Teixeira.

O projeto dá continuidade ao 1º Circuito da Feira da Agricultura Familiar ‘Vem pra Roça’, criado em abril do ano passado pela Prefeitura, em parceria com a Emater. O objetivo: oferecer novos espaços para a comercialização e divulgação dos produtos do campo.

“A ideia de levar os produtores para a Feirinha do Alto, que já é um mercado consolidado, é excelente para o agricultor. E quem sai beneficiado é o consumidor, que vai ter acesso a produtos de qualidade”, opinou Maurício dos Santos Reis, supervisor local da Emater.

Reunindo produtores rurais e representantes de associações agrícolas, o encontro foi acompanhado pelo secretário municipal de Trabalho, Marcus Vinicius Ramos (Marcão). Pela Emater, participaram o supervisor local, Maurício dos Santos Reis, junto com a engenheira agrônoma Monique Lopes Pereira Silva e o técnico agrícola João Francisco Vieira Soares.

Ações na Agricultura

Completando uma semana no cargo, o secretário Raphael Teixeira fez um balanço das ações da Secretaria de Agricultura. Entre as iniciativas, busca de parceria de empresários, Estado e União para melhorias no interior do município.

“Estive com o novo secretário estadual de Agricultura pedindo auxílio de maquinários e vou me encontrar com ele de novo no dia 15. Também estive com o superintendente do Ministério da Agricultura solicitando ajuda para nossas estradas do interior. Além disso, temos alguns projetos de parceria público-privada. Entre eles, o de reforma e reabertura do centro comunitário de Venda Nova, em parceria com o CIA José Francisco Lippi”, Raphael enumerou.

Projeto aprovado

Os agricultores convencionais e orgânicos comemoraram a iniciativa. “Vai somar muito com a agricultura, pois a Feirinha do Alto é referência em artesanato no Brasil todo. Cada associação vai indicar os produtores que vão vender seus produtos fresquinhos e de qualidade para as famílias que estarão comprando na Feirinha”, opinou Marcelo Montenário, presidente da Associação de Produtores Rurais de Vargem Grande.

“Cada associação tem cerca de 30 produtores, e em cada dia de feira vai uma pessoa da associação. Começamos nos bairros, e conseguimos fazer nossa clientela. E a Feirinha do Alto já tem movimento. Vai ser muito bom”, comemorou José Wanderson Silva Pimentel, da Aproluc – Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica do Rio Formiga, Lúcios e Comunidades Vizinhas.

Geração de emprego e renda

Para o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, que é responsável pela administração da Feirinha do Alto, o projeto ‘Faça a Feira na Feirinha do Alto’ será mais um atrativo para fortalecer o turismo, com geração de emprego e renda.

“Grande presente do Governo Municipal aos produtores rurais, agregando valor para a Feirinha do Alto, que recebe um atrativo novo. A ideia é que os turistas comprem os produtos que vão consumir e tenham interesse em conhecer as lavouras, no interior do município. E na cadeia final tem a geração de emprego e renda”, pontuou Marcus Vinicius Ramos (Marcão). Ele explicou que os produtores rurais passarão por um período de adequação às normas de funcionamento da Feirinha do Alto.

Fotos: AscomPMT