Você está visualizando atualmente Eventos em áreas públicas movimentam o turismo, aquecem a economia e geram empregos

Movimentando o turismo e proporcionando entretenimento e lazer, os eventos se consolidam cada vez mais como importante estratégia para aquecer a economia e gerar empregos diretos e indiretos. Muitos são realizados em espaço público, como o recente show de Madonna que, segundo os organizadores, levou 1,6 milhão de pessoas à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com retorno de mais de R$ 300 milhões para a economia e uma taxa de 96% de ocupação hoteleira.

Na Região Serrana, a cidade de Petrópolis tem em seu calendário a Bauernfest – Festa do Colono Alemão, outro exemplo de evento realizado em espaço público. No ano passado, cerca de 520 mil pessoas passaram pelos locais da festa: Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá.  O comércio petropolitano registrou alta de cerca de 20% nas vendas durante o evento, que foi percebida, principalmente, no Centro e polos de moda que, tradicionalmente, recebem os turistas que vão à Bauernfest e prestigiam também a rede hoteleira, serviços e gastronomia.

Em Nova Friburgo, uma das principais avenidas da cidade, a Alberto Braune, costuma ser fechada para receber grandes eventos, assim como a Praça do Suspiro, que abriga em seu entorno restaurantes, bares e o corredor cultural.

Em Teresópolis, o poder público municipal acredita e investe nesta estratégia. Tanto que desta quinta, 09, até domingo, 12/05, apoia a 3ª edição do Festival di Teresa, uma realização da Mox Produções, com apoio do Consulado Italiano no Rio de Janeiro e da Prefeitura de Teresópolis, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Enel, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Com atrações no Espaço Cultural Higino e em estrutura montada em trecho da Avenida Oliveira Botelho, o evento em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina promete reunir mais de 100 mil pessoas no bairro do Alto, com expectativa de injetar cerca de R$ 2 milhões na economia do município. Entre as atrações gratuitas, muita música italiana, apresentações com danças típicas e aulas de gastronomia com chefs italianos. Restaurantes participantes terão pratos exclusivos, inspirados na Itália, a partir de R$ 8,00. Vinho, cerveja artesanal feita exclusivamente para o evento também fazem parte da terceira edição do evento.

“Teresópolis só tem a ganhar com um evento do porte do Festival di Teresa, um tributo à Imperatriz que movimenta a nossa economia de forma significativa, gerando empregos e renda extra para os trabalhadores que atuam diretamente no evento e também nos diversos setores beneficiados, como hotelaria e gastronomia”, frisa o Prefeito Vinicius Claussen.

A estimativa de ganhos leva em conta o sucesso da edição realizada no ano passado. “Em nossa última edição, em 2023, foram R$ 1,5 milhão de investimento direto na economia através de lei de incentivo, 470 empregos diretos, 1000 empregos indiretos além de mais de 90 atrações culturais gratuitas, onde mostramos a diversidade da cultura italiana”, assinalam os organizadores Alice Maciel e Marcelo Cabral.

As alterações no trânsito serão feitas de acordo com um estudo da Secretaria de Segurança Pública, de forma a causar os menores transtornos possíveis na rotina das pessoas que circulam na região onde o evento será promovido. Guardas municipais e equipe do evento estarão orientando motoristas e pedestres sobre as mudanças no trânsito e indicando a melhor rota a seguir. As informações também estarão disponíveis no aplicativo Waze.