Você está visualizando atualmente ‘Educação para o Trânsito’: Detran RJ promove campanha de conscientização em Teresópolis

O Detran RJ, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, promoveu, nesta quinta-feira, 15, em Teresópolis, a Operação Educação para o Trânsito, com o objetivo de conscientizar pedestres e motoristas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. A atividade aconteceu na Avenida Lúcio Meira, no entroncamento com a Rua Francisco Sá, no centro da cidade, e contou com a participação de equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) do município.

“A atividade foi realizada em Teresópolis a pedido do Prefeito Vinicius Claussen, que solicitou a vinda da equipe da Coordenadoria de Educação do Detran RJ ao município. Entendemos que a ação educativa é fundamental para que a população seja orientada sobre a importância de seguir as regras de trânsito”, frisou o comandante da GCM, Gil Wellington, destacando que a Guarda Municipal também promove diversas campanhas de conscientização na cidade durante todo o ano.

Além de conversar com pedestres e motoristas, os agentes do Detran distribuíram materiais informativos e antenas corta-pipa para motociclistas. O uso de cerol nas linhas de pipas representa um perigo para motociclistas e ciclistas, podendo resultar em fatalidades. As antenas, que previnem o acontecimento de acidentes do tipo, são equipamentos instalados no guidão dos veículos que evitam o choque das linhas com os motociclistas. No estado do Rio de Janeiro, a comercialização, o uso, o porte e a posse da substância constituída de vidro moído e cola (cerol), além da linha chilena, e de qualquer produto utilizado na prática de soltar pipas que possua elementos cortantes são proibidos por lei.

Durante a ação, os agentes do Detran enfatizaram sobre o uso do cinto de segurança, uso de calçados adequados para dirigir,  não falar ao telefone enquanto dirige, não carregar o aparelho celular no colo, entre as pernas, entre outras orientações fundamentais para a segurança no trânsito.

Fotos: Bruno Nepomuceno