Você está visualizando atualmente Educação Ambiental: Alunos das escolas municipais Pastor Assis Cabral e Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho visitam Parque Montanhas de Teresópolis

A ação celebrou o Dia Mundial da Terra

O Dia Mundial da Terra, celebrado em 22 de abril, é uma data muito importante que precisa ser lembrada nas ações de educação ambiental para a conscientização das realidades e valorização dos seus elementos e espaços naturais. Através do Programa de Visitação ‘Nosso Ambiente’, nos últimos dias 20 e 25, cerca de 20 crianças e jovens estudantes de escolas da rede municipal de ensino localizadas na área urbana do município vivenciaram uma manhã na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT).

As visitas envolveram atividades do projeto Escola no Parque do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e o projeto ‘Educando com o Aurita’ integrado a um dos projetos ganhadores do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

O educador do projeto, Alessandro Antunes, conduziu brincadeiras e histórias das espécies de Sagui da Mata Atlântica e, em especial, o Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), espécie endêmica e ameaçada de extinção. As brincadeiras e dinâmicas abrangeram pinturas e quebra-cabeças de maneira que envolveu a atenção e participação dos estudantes.

As educadoras Victória e Luciana, do setor de Educação Ambiental, também contribuíram com apresentação e brincadeiras relacionadas a diferentes conteúdos ambientais. Alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Pastor Assis Cabral conheceram as diferenças e cuidados com os animais silvestres e animais domésticos através do jogo “Que bicho é esse?”. Estudantes do 6º ano da Escola Manoel da Silveira entenderam sobre as realidades da geração e descarte dos resíduos, o trabalho do Programa Municipal ‘Recicla Terê’ e as formas de contribuição para a coleta seletiva em nossa cidade através de uma dinâmica de separação dos resíduos e informação para recebimento da coleta porta a porta.