Você está visualizando atualmente Dia da Mata Atlântica é comemorado com atividades para crianças no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

No próximo domingo, 29/5, a Sala Verde que te Quero Verde/Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoverá uma programação especial, em parceria com o Projeto Floresta Escola, para comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data é celebrada em 27 de maio com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação desse bioma brasileiro, considerado como uma das áreas com a maior biodiversidade do mundo e com várias espécies da fauna e da flora em extinção.

Entre as atividades para crianças de 4 a 10 anos, estão brincadeiras com tintas e barros naturais, histórias na floresta e trilhas sensoriais, das 10h às 12h, na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, com entrada franca.

O Projeto Floresta Escola é uma experiência que oferece às crianças a oportunidade de conexão com a natureza em suas diferentes dimensões: na relação com o ambiente que as cerca e no estreitamento do vínculo com o outro. Nesse cenário, surge uma nova percepção ao tocar a terra, sentir o vento no rosto, sentir o cheiro da mata, a água nos pés, subir nas pedras, conhecer diferentes insetos, descobrir pequenos grandes tesouros.

Nas vivências, são propostas dinâmicas e brincadeiras que potencializam a relação criança e natureza e o desenvolvimento de habilidades socioafetivas, intelectuais e físicas, num espaço de liberdade, dentro de limites e acordos claros previamente estabelecidos.