Cultura de Raiz e Música na Matriz

Compartilhar:

A ordem é tocar e cantar boa música!

Domingo, 6 de agosto, é dia de “Cultura de Raiz”, na Casa de Cultura, e de “de Música na Matriz”, na Igreja de Santa Teresa

Em homenagem ao Mês do Folclore, o projeto “Cultura de Raiz” deste domingo, dia 6, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, Araras), das 10h às 13h, promete “bombar”. O que, aliás, não será exceção. A música de raiz feita pelos músicos da cidade e convidados de municípios vizinhos sempre atrai tanto os próprios artistas quanto uma numerosa plateia. Todos presenteados com o já tradicional lanche da manhã.

Bumba-Meu Boi, forró, maxixe, repentes, sertanejo e a velha e boa música romântica agitarão este primeiro domingo de agosto. Não vai faltar nem capoeira! Com apresentação da atriz e conselheira estadual de Cultura, Nara Zeitune, e produção de Eliana Resende, o programa é imperdível.

Coral de São Gonçalo é a atração do “Música na Matriz” às 16h
Na Igreja de Santa Teresa, às 16h do mesmo domingo, 6 de agosto, a vez é da lei e da ordem – a Divina inclusive. Mais precisamente do Coral da Ordem dos Advogados do Brasil/Secional São Gonçalo (RJ), formado por advogados e pessoas daquela comunidade vizinha a Niterói.

Criado em 2015, o coral é composto por 18 coralistas e 9 acompanhantes, e tem um repertório eclético, voltado principalmente para as atividades oficiais da OAB. Segundo sua coordenadora, Graça Regina Alves de Souza, o Coral – regido pelo maestro Josias Freitas desde a sua fundação – é a realização de um sonho seu.

Em seu primeiro ano de existência, já se apresentou em diversos locais como: Auditório da OAB/São Gonçalo; Clube Tamoio; “I Jornada Afro” (no Centro Cultural Prefeito Joaquim Lavoura); Alfa Barra Clube; Museu Militar Conde de Linhares; e em diversas outras atividades culturais. O repertório do espetáculo do projeto “Música na Matriz” é o seguinte:

1 — “El Camiño” (Nurit Hirsch);
2 — “Caçador de mim” (Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá);
3 — “Você” (Tim Maia);
4 — “Epitáfio” (Sérgio Brito);
5 — “Planeta Água” (Guilherme Arantes);
6 — “Fascinação” (F. D. Marchetti e M. de Feraudy);
7 — “Maria, Maria” (Milton Nascimento e Fernando Brant);
8 — “Romaria” (Renato Teixeira);
9 — “Pai Nosso Sertanejo” (Nabor Nunes);
10 — “Bênção Aarônica” (Peter Lutkin).

Texto: Ney Reis/Secretaria de Cultura