Você está visualizando atualmente Conselho Municipal de Assistência Social aprova prestação de contas 2021 e Plano de Ação para 2022

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) aprovou a prestação de contas 2021 de verbas oriundas do Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Plano de Ação 2022, também do Governo Estadual. As prestações foram aprovadas pela plenária do CMAS, por unanimidade e sem ressalvas, em reunião extraordinária realizada no fim do mês de fevereiro.

Na mesma reunião, foi apresentado o Plano de Aplicação para Demonstração da Utilização do Recurso Inscrito em Restos a Pagar. Esses recursos são oriundos de verbas estaduais que não foram repassadas para os municípios nos anos de 2016 e 2018 e que agora, graças à deliberação aprovada pelo Governador Cláudio Castro, serão transferidos durante o ano de 2022. O dinheiro poderá ser utilizado para reparos, reformas e aquisição de imóveis, por exemplo.

Seguindo o planejamento estratégico orientado pelo Prefeito Vinicius Claussen, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) pretende aplicar uma parcela destes recursos na reforma do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Meudon, que apresenta alguns problemas de infraestrutura. O restante poderá ser utilizado para financiar parte da construção de um Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro POP, através de uma parceria de cogestão.

Vale lembrar que, por se tratar de uma proposta, os recursos ainda não foram repassados para o município, sendo necessário que o CMAS aprove a proposição apresentada pela SMDS. Após aprovação pelo Conselho, o projeto será enviado para a aprovação do Estado e só então os recursos serão liberados.