Você está visualizando atualmente Conselho de Inovação, Ciência e Tecnologia de Teresópolis elege cadeiras e mesa diretora para mandato 2022/2024
Membros do Conselho M. de Ciência, Inovação e Tecnologia de Teresópolis eleitos para mandato 2022-2024

Em assembleia realizada nesta segunda-feira, 12, no campus da UERJ em Teresópolis, o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia reuniu representantes do Poder Público Municipal e Estadual e representantes de instituições privadas para eleger a composição do Conselho para o mandato 2022/2024.

Criado pela Lei Municipal 3811/2019 e regulamentado pelo Decreto Municipal 5274/2020, assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen, o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia é um órgão permanente integrante da Administração Pública de caráter técnico-científico, constituído por representantes da Prefeitura, Estado, Câmara e Entidades Privadas representativas da Categoria Econômica ou Profissional da área de ciência e tecnologia. É a instância deliberativa, formuladora e fiscalizadora da Política de Inovação, Ciência e Tecnologia e Empreendedorismo. Sua estrutura e funcionamento estão vinculados à Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

Todas as ações que envolvam a aplicação da Política Municipal de Inovação, Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo deverão ser apreciadas e aprovadas pelo Conselho, além de serem integradas ao Sistema Municipal de Inovação, também criado através da Lei Municipal de Inovação.

A legitimidade da política pública de inovação, ciência e tecnologia se consolida a partir das deliberações e aprovações do Conselho. É composto por 14 membros, sendo sete do poder público e sete da sociedade civil. Abaixo a lista completa da nova composição do Conselho, nomeando as instituições eleitas com os seus respectivos representantes:

PODER PÚBLICO

I – Prefeitura Municipal de Teresópolis:

1. a) Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia:

– Titular: Vinicius Oberg Guedes

– Suplente: Edmo de Macedo Gonçalves

1. b) Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária

– Titular: Lucas Guimarães Homem

– Suplente: Jean dos Santos Raymundo

1. c) Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais:

– Titular: Ana Paula Gomes Braga Coelho

– Suplente: Sabrina Gonzales Couto

1. d) Secretaria Municipal de Educação:

– Titular: Telmo Fonseca Rodrigues

– Suplente: Carla de Cunto Carvalho

II – Câmara Municipal de Teresópolis:

Um Vereador representando o Poder Legislativo.

– Titular: Fabio Branco da Cruz

– Suplente: Elias Maia

III – Associações Públicas, entidades representativas de categoria Científica:

1. a) Um representante de Fundações Públicas ou Consórcios Universitários Públicos

FUNDAÇÃO CECIERJ

– Titular: Caroline do Canto Pinheiro

– Suplente: Juliana Maciel de Aguiar

1. b) Um representante de Universidades Públicas:

– Titular: Marcela do Nascimento Padilha

– Suplente: Clara Carvalho de Lemos

SOCIEDADE CIVIL

1. a) Um representante de Associações de desenvolvimento de Parques Tecnológicos:

– Titular: Vinícius Câmara

– Suplente: Thaís M. C. Ferreira

1. b) Um representante de Instituições de fomento e apoio às Empresas:

– Titular: Claudia Pacheco

– Suplente: Gabriel José Soares Silva

1. c) Um representante de Universidades Privadas de caráter filantrópico:

Unifeso

– Titular: Vivian Telles Paim

– Suplente: Alberto Torres Angonese

1. d) Um representante de Universidades Privadas:

Universidade Estácio de Sá

– Titular: Roberta Rollemberg Cabral de Lima Martins

– Suplente: Daniela dos Santos Rocha Pereira

1. e) Um representante do Sistema “S” (Firjan)

– Titular: Ladmir da Penha Carvalho

– Suplente: Luiz Antonio Daud

1. f) Um representante de movimentos empreendedores;

– Titular: Marcelo da Silva Oliveira

– Suplente: Wallace Ribeiro Pacheco

1. g) Um representante de Instituições do Comércio, da Indústria ou de Serviços.

ACIAT

– Titular: Guilherme Pereira Coelho

– Suplente: Roberto de Moura Estevão

Após a eleição de todas as cadeiras, os conselheiros elegeram a Mesa Diretora para o mesmo mandato, ficando a seguinte composição:

– Presidente: Marcela do Nascimento Padilha (repres. da UERJ)

– Vice-presidente: Roberta Rollemberg Cabral de Lima Martins (repres. da Universidade Estácio de Sá)

– Secretária da Mesa Diretora: Caroline do Canto Pinheiro (repres. da Fundação Cecierj)

– Secretário Executivo: Vinicius Câmara (repres. do Serratec)