Você está visualizando atualmente “Compre em Terê”: Teresópolis prepara empreendedores e contadores para participar das compras públicas municipais

Apresentar as possibilidades de compras governamentais, esclarecer dúvidas sobre os procedimentos necessários e motivar os empreendedores a fornecer seus produtos e serviços para o Poder Público. Estes foram os objetivos da palestra promovida nesta quarta, 27/09, na sede da Prefeitura, dentro do eixo de Compras Públicas do Programa Cidades Empreendedoras Sebrae/RJ, do qual Teresópolis é vencedor na Etapa Estadual.

Organizada pela secretarias municipais de Administração, de Fazenda e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, a capacitação reuniu contadores, empresários de micro e pequenos negócios e microempreendedores individuais dos ramos de construção civil, engenharia e segurança, produtos farmacêuticos e hospitalares, alimentação e bebidas, limpeza, papelaria, agricultura familiar, eventos e produções artísticas.

“Essa aproximação é fundamental para que eles adquiram conhecimento técnico sobre os procedimentos burocráticos necessários para participar das licitações realizadas pelo Município. É uma ótima oportunidade de aumentar o seu potencial de vendas e fortalecer a economia local”, assinalou o secretário de Fazenda, Fabiano Latini, acompanhado da equipe do Espaço do Empreendedor.

Temas como o tratamento diferenciado dos pequenos negócios nas licitações, como previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar Federal 123/2006), a documentação necessária e como se inscrever no sistema de cadastro de fornecedores para participar dos pregões eletrônicos foram desenvolvidos pelo secretário municipal de Trabalho.

“Com a contratação de empresas locais, a administração pública faz com que os investimentos permaneçam na cidade, promovendo um círculo virtuoso da economia. Para o gestor público esse contato é excelente, para termos um feedback sobre as dificuldades dos empreendedores e decidir como podemos mudar nossas rotinas para facilitar a vida de todos”, avaliou Lucas Guimarães.

Ambiente favorável aos negócios: As contadoras Kamila Morgado e Milena Thomé participaram do treinamento. “Muito bom esse tipo de evento para orientar sobre as oportunidades de participar das compras públicas. É ótimo para os empresários e a economia local”, opinou Kamila Morgado.

Empresário do ramo de engenharia e segurança, Marcelo Amaral aprovou a ação. “Bacana essa iniciativa, pois tem gente que quer participar das compras públicas e não tem todas as informações”, opinou. “Sempre tive curiosidade, mas não achei que fosse possível. Essa palestra me mostrou que a possibilidade é real”, disse Ivan Bruno, microempreendedor individual da área de produção artística. “Agora temos informações ténicas sobre como fazer negócios com a Prefeitura”, concluiu Fábio Santos, microeempreendedor individual e representante de empresas da área de materiais de construção.

Os interessados em se inscrever como potenciais fornecedores podem buscar orientações e se cadastrar para receber informes no Espaço do Empreendedor, no 1º piso da Prefeitura, ou pelo TIA – Teresópolis Inteligência Artificial, por meio do número  (21) 2742-8264 (WhatsApp).

Fotos: Bruno Nepomuceno