CMAS elege sua nova formação

Você está visualizando atualmente CMAS elege sua nova formação

Nova mesa diretora foi eleita pelas instituições escolhidas para integrar o Conselho Municipal de Assistência Social em Fórum realizado no último dia 24/01

Na última terça-feira, 7 de fevereiro, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Teresópolis escolheu sua nova mesa diretora, em sua primeira reunião ordinária de 2023. A nova gestão, escolhida através de votação pelas instituições que compõem o conselho e pelos representantes do poder público, fica à frente do órgão pelos próximos 2 anos.

Elton Cardoso da Silva, da APAE, e Carolina Araújo Ribeiro Euzebio Lizardo, da Secretaria de Desenvolvimento Social, foram eleitos para o cargo de presidente e vice-presidente, respectivamente. Na ocasião, também foram escolhidos os representantes de cada entidade que farão parte das comissões do Conselho Municipal de Assistência Social. A Secretaria de Meio Ambiente aproveitou a oportunidade para apresentar aos presentes os projetos de educação ambiental realizados pela pasta e que estão disponíveis para parcerias com as instituições parceiras do Conselho.

As entidades representativas da sociedade civil que irão compor o CMAS durante a gestão 2023-2025, e que terão poder de voto nas decisões tomadas pelo Conselho, foram eleitas no Fórum de Eleição da Sociedade Civil, no último dia 24 de janeiro, e tomaram posse na reunião ordinária. O Conselho é composto por 16 cadeiras sendo 8 delas destinadas a entidades da sociedade civil devidamente cadastradas e 8 para o poder público, representado por meio de secretarias municipais.

As entidades da sociedade civil eleitas para compor o Conselho Municipal de Assistência Social são: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresópolis – APAE; Associação Nova Vida; Associação Troca de Experiência e Integração entre Amigos de Autista – TEIAA; Casa Lar Gerando Filhos; Lar Tia Anastácia; Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis – CAPETTE; Associação Instituto Saber; Associação das Assistentes Sociais de Teresópolis – AASTE. Do Poder Público, compõem o conselho as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Administração, Direitos da Mulher, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança pública  e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

O Conselho Municipal de Assistência Social tem entre suas atribuições estabelecer as diretrizes e definir as prioridades da Política de Assistência Social; acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços de Assistência Social prestados à população pelos órgãos, entidades públicas e privadas do Município.

Fotos: Natália Leal