Você está visualizando atualmente Cia de Cães K9 de Teresópolis conquista o 2º lugar em prova no Campeonato de Cães das Guardas Municipais do Brasil

A 1ª Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis (k9) conquistou o 2º lugar na prova de faro/detecção no 13º Campeonato de Cães das Guardas Municipais do Brasil, realizado nos últimos dias 12 e 13, em Mogi Mirim (SP). Na classificação geral, a companhia ficou em 5º lugar. Durante o evento, que contou com a participação de 52 cidades, também foi promovido o 2º Congresso Municipal K9.  A iniciativa tem o objetivo de aperfeiçoar e fortalecer o trabalho das forças de segurança com a importante atuação dos cães.

O Prefeito Vinicius Claussen parabenizou a equipe da Cia K9 pelo prêmio. “O destacamento K9 faz um trabalho incrível e o 2º lugar nessa competição a nível nacional é uma grande conquista da nossa GCM. Parabéns a toda Guarda que vem desenvolvendo um trabalho excepcional não só nos campeonatos, mas também no apoio à Polícia Civil e à Polícia Militar nas operações em Teresópolis”, enfatizou o Prefeito, anunciando que Teresópolis se inscreveu para sediar a próxima edição do campeonato, em 2025.

O secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, frisou que o evento proporcionou dois dias de treinamento teórico e prático, aperfeiçoando o trabalho do Canil e também parabenizou os agentes da GCM que atuam na K9. “Seja na localização de entorpecentes ou na busca de pessoas, por exemplo, os animais se tornam, cada vez mais, parceiros nos trabalhos, principalmente dos nossos guardas municipais. Agradeço o empenho e dedicação dos agentes que atuam na Companhia de Cães e têm colhido excelentes resultados com o trabalho feito”.

O comandante da Guarda, Gil Wellington, destacou que desde 2014, a GCM trabalha com cães treinados e tem se destacado nas operações conjuntas com as forças policiais em ações de proteção e busca de armas e de entorpecentes. “O evento acontece de dois em dois anos. Em 2021, conseguimos o 5º lugar na prova de faro e agora conquistamos o 2º lugar na categoria. Isso mostra a evolução do trabalho realizado na nossa companhia K9. Nossa participação nas operações policiais também têm sido importantes nos resultados alcançados”, ressaltou Gil Wellington.

A competição

Iniciada na sexta-feira, 12, a 13ª edição do Campeonato de Cães das Guardas Municipais do Brasil contou com palestras com os temas abordagem tática/CQB (combate a curta distância), detecção, medicina preventiva, condicionamento físico para cães de alto rendimento, figuração e outros. No sábado, 13, aconteceram as competições, com prova de agilidade, competição com obstáculos, faro/detecção e abordagem com apoio de cães.

Cerca de 150 competidores (guardas civis municipais, guardas metropolitanas e guardas portuários) de 52 cidades de várias cidades marcaram presença na competição. Os guardas civis municipais que trabalham ou possam atuar com os cães policiais tiveram a oportunidade de participar de treinamentos específicos, de capacitação constante, por meio do evento, que teve encontros, palestras, debates, provas práticas e outras ações.

O evento foi organizado pela Comissão Organizadora de Campeonatos de Cães de Polícia GCM e a Secretaria de Segurança Pública de Mogi Mirim, por meio do GOC (Grupo de Operações com Cães).