‘Brincando com Esporte’: projeto garante diversão em 4 praças da cidade

A Secretaria de Esportes e Lazer está realizando o projeto ‘Brincando com Esporte’ em quatro praças da cidade. Resultado de parceria entre Prefeitura e o Ministério do Esporte, a ação tem como objetivo oferecer atividades esportivas, sociais, culturais e de lazer a crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos de idade. Tudo de graça.

“O prefeito Mario Tricano trouxe esse projeto do Governo Federal para Teresópolis e a meta é atender 400 crianças por dia, em cada núcleo. Mas esse número já bateu a faixa de 480 participantes. Eles fazem atividades físicas, ganham uniforme e lanche, tudo de graça”, explica Luiz Otávio Oliveira, secretário de Esportes. “Nós temos que cuidar das nossas crianças, elas são o futuro da nossa cidade. E quando você traz a criança pra brincar, para o esporte, você está tirando da ociosidade e das ruas”, completa o secretário.

Com duração de 20 dias úteis, o ‘Brincando com Esporte’ começou nesta segunda-feira, dia 13, e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 10h30 e de 14h às 16h, em 4 núcleos: Praça Higino da Silveira – a da Feirinha do Alto; Praça do Tiro de Guerra – no bairro de São Pedro, Praça Santa Rita – no Meudon, e na Praça Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí.

A garotada tem diversão garantida, com atividades supervisionadas por equipe do projeto e também da Secretaria de Esportes e Lazer. “Hoje em dia a criançada só quer saber de computador, de jogos de internet, e no projeto tem oportunidade de aprender novas brincadeiras, de fazer exercícios. Qualquer criança de 6 a 14 anos que estiver passando pelas praças pode participar”, convida o auxiliar Robson Paula da Silva.

No Alto, quem está aproveitando para se divertir são os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Marilia Morgado Carneiro. “Eles fazem atividades pedagógicas, brincadeiras dirigidas, pintura, desenho, colagem, modelagem, circuitos. E desenvolvem a coordenação motora, lateralidade, e se divertem. Nem todas as crianças têm acesso a essas atividades esportivas, só temos a agradecer”, assinala a diretora Denise Bem-Haja.

O secretário Luiz Otávio Oliveira lembra que a Secretaria de Esportes oferece 16 modalidades gratuitas para crianças, jovens e adultos. Ele convida a população para participar das atividades oferecidas.

“Hoje o Ginásio Pedrão funciona até 21h para atender as pessoas que trabalham durante o dia. Tem zumba, aula de dança, treino funcional e ioga à noite. Para a 3ª idade tem hidroginástica, alongamento e musculação, mais as escolinhas esportivas para crianças e adolescentes. Compareçam ao Ginásio Pedrão, façam a matrícula e participem”, convida Luiz Otávio Oliveira.

Localizada no Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea), a Secretaria de Esportes funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Fotos – AscomPMT