Artesãos com cadastramento e palestra dia 22: Governo municipal e estadual se unem em apoio ao empreendedorismo

Compartilhar:

Está confirmada a participação da AgeRio (Agência Estadual de Fomento) durante o cadastramento dos artesãos de Teresópolis no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, marcado para o dia 22 de março. A Agência presta serviços de fomento ao microcrédito para pequenos agricultores, artesãos e microempreendedores locais com taxas de 0,25% ao mês. 

A decisão foi tomada em reunião realizada nesta terça-feira, dia 1º, na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), no Rio de Janeiro. Participaram o Secretário Municipal de Trabalho e Emprego, Marcus Vinicius (Marcão), a chefe de gabinete da Sedrap e coordenadora do Espaço Artesanato e Movimento, Nea Mariozz, o Gerente Administrativo e Comercial, Augusto Gervásio, e a Coordenadora de Eventos, Luciléia Rosario:

– Pretendemos aproveitar esse evento para que o SEBRAE possa prestar todo esclarecimento e ajuda a esse segmento trabalhador, gerador de emprego e renda em nossa cidade. Também aproveitaremos a oportunidade para recadastrar os artesãos locais, levando a eles muitas informações úteis a respeito da transição da informalidade para a formalidade e da importância do planejamento na hora de se abrir um negócio – disse o Secretário Marcão.    

Para Nea Mariozz, “Teresópolis tem um perfil muito interessante na questão do artesanato, que em muitos municípios, e até mesmo no exterior, é tido como principal fonte geradora de riqueza e renda dessas cidades. O artesanato bem fomentado, organizado e preocupado em ocupar seu espaço também como atrativo turístico, pode ser uma excelente via para o aquecimento da economia desses municípios”. 

Cadastramento dos artesãos

Equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca estará em Teresópolis no dia 22 de março, para cadastrar os artesãos da cidade no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da ação é reconhecer o artesanato como atividade econômica geradora de desenvolvimento regional e como registro vivo da história local.  

Para participar do programa, o artesão deverá levar duas fotos 3×4 e as cópias do comprovante de residência, CPF e RG. Além disso, é necessário apresentar duas ou mais peças de sua produção, e algumas inacabadas para a finalização no ato do cadastro para comprovação técnica.  

O cadastro, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, acontecerá de 10h às 17h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, no bairro Várzea).   

Foto: crédito Divulgação
Legenda: Representantes dos Governos Municipal e Estadual acertam detalhes do cadastro dos artesãos de Teresópolis, marcado para 22 de março