Alunos da Rede Municipal de Ensino participam do Movimento Abril Indígena no Parque Montanhas de Teresópolis

Atividade teve como objetivo sensibilizar sobre o respeito, conhecimento e valorização histórico-cultural dos povos indígenas brasileiros

Cerca de 410 alunos da Rede Municipal de Ensino localizadas na área rural do município participaram, no último dia 26, do Movimento Abril Indígena – data muito importante para sensibilizar crianças e jovens sobre o respeito, conhecimento e valorização histórico-cultural dos povos indígenas brasileiros.

Organizado pelo Sesc Teresópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Parque Municipal, o encontro aconteceu no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis e reuniu diversos representantes para uma série de oficinas conduzidas por indígenas representantes dos povos Purí, Wapichana e Guajajara.

As crianças das escolas municipais Albino Teixeira, Cônego José, Fazenda Alpina, Guilhermina Almeida, Pedro Torres Leite e Serra do Capim foram acompanhados pela equipe do Setor de Educação Ambiental da SMMA em conjunto com a equipe do SESC, que mediaram os grupos de estudantes em cada oficina.

As oficinas trouxeram cantos, instrumentos, histórias, representações e saberes aos jovens e crianças envolvidas, gerando interações e conhecimentos únicos a respeito de suas histórias e culturas. Despertaram também em muitos participantes o resgate ancestral para o reconhecimento de suas origens.

“O Abril Indígena é um Movimento de visibilidade e valorização dos povos originários e faz parte da maior mobilização Indígena do Brasil, o ATL – Acampamento Terra Livre, que acontece todos os anos em Brasília. No ATL, os indígenas reivindicam a demarcação de suas Terras, reconhecimento de sua história, cultura e suas lutas. Por isso, é fundamental trabalharmos essa temática com as nossas crianças para que entendam mais sobre o respeito, conhecimento e valorização histórico-cultural dos povos indígenas brasileiros.”, relatou a Analista Socioambiental do Sesc Teresópolis e organizadora do evento, Helena Oliveira.