Visita técnica marca a inclusão de Teresópolis no Programa Mananciais

Você está visualizando atualmente Visita técnica marca a inclusão de Teresópolis no Programa Mananciais

A Microbacia Hidrográfica do Rio Vieira, no 3º Distrito, recebe no dia 08/02 a primeira visita de campo do Programa de Investimento em Serviços Ambientais para Conservação e Recuperação de Mananciais – Programa Mananciais, do CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul).

O objetivo é fazer um reconhecimento da região, com diagnóstico ambiental e definição de ações pontuais, além de manter contato com lideranças locais. São previstas várias intervenções em benefício da população, como de saneamento e estradas rurais, reflorestamento e monitoramento da água.

Teresópolis recebe o programa por meio de um acordo de cooperação entre a Prefeitura e o CEIVAP. Instituído em 2019, o Programa Mananciais consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Seu principal objetivo é proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia. Isso de forma inclusiva e participativa, garantindo o bem-estar humano, a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas associados à água a médio e longo prazo.

Participarão da visita técnica representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e das Sub-bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto (Comitê Piabanha), da Emater-Rio, líderes comunitários, profissionais da empresa Água e Solo (responsável pelo diagnóstico e mobilização na bacia) e técnicos do Parque Estadual dos Três Picos.