Você está visualizando atualmente Primeiro passo na capacitação profissional: ‘Projeto Jovem Alerta’ forma 15 jovens em Teresópolis

Acaba de se formar a turma de 2023 do “Jovem Alerta” em Teresópolis, projeto socioeducativo do Centro de Integração Empresa Escola/CIEE Rio, cujo objetivo é o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens entre 14 e 22 anos. Desde 2018, o órgão realiza uma parceria com a Gestão Vinícius Claussen, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), com um curso-oficina anual gratuito voltado aos atendidos pelas instituições e equipamentos da proteção social básica e proteção social especial da SMDS.

A cerimônia de entrega de certificados de conclusão aos 15 formandos aconteceu nesta terça, 18 de julho, no Athos Hotel, no bairro de Fátima,  com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliane de Moraes Leite; da coordenadora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SMDS, Karla Ribeiro; da coordenadora de Proteção Social Básica; Carolina Lisardo; da orientadora social do CREAS, Luana Quintanilha; da psicóloga do CIEE, Sara Cristina da Silva Cabral, e da assistente social Hitamara Amaral, entre outros.

Início – O projeto começou no dia 02 de maio para adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas ou em acolhimento no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e, também, para jovens referenciados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município. “Essa turma foi muito especial. Conseguimos incluir adolescentes que estavam em situação de trabalho infantil e, hoje, eles apresentam novas perspectivas de vida. A Política de Assistência Social prevê exatamente isso. É extremamente gratificante ver esses adolescentes sonhando novamente!”, comemorou a coordenadora do CREAS, Danielle Afonso de Carvalho.

Encontros – Os encontros, semanais e presenciais, aconteceram no CREAS (Rua Carmela Dutra, 812, Agriões) e foram dirigidos por profissionais da área de Ciências Humanas do CIEE (psicólogo ou assistente social). “O objetivo desse projeto é despertar a participação mais efetiva dos jovens, com protagonismo, autonomia e identidade e, assim, contribuir para o exercício da cidadania plena”, comentou Karla Ribeiro.

Possibilidades – O projeto abre a possibilidade de encaminhamento para o banco de vagas do “Programa Jovem Aprendiz” e de estágio pelo CIEE. “A ideia é preparar os jovens para futuras oportunidades no mercado de trabalho, auxiliar no cadastro deles no site do CIEE e proporcionar um certificado para ser colocado como qualificação profissional no seu currículo”, finalizou Carolina Lisardo.