Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen entrega mais de R$ 11 milhões em recursos do GFED para as escolas e creches municipais
Em evento de encerramento do Ano Letivo 2023, nesta segunda-feira, 11, no Teatro Municipal, na Prefeitura, o Prefeito Vinicius Claussen fez a entrega simbólica, no valor total de R$ 11.687.201,67, do recurso destinado às unidades escolares pelo programa GFED (Gestão Financeira Escolar Descentralizada). O repasse direto de recursos para as escolas (R$ 9.598.712,45) e creches (R$ 2.088.489,22) garante autonomia e agilidade na sua aplicação em benefício da comunidade escolar.
Vinicius Claussen destacou que os recursos são utilizados exclusivamente para melhorias da infraestrutura e apoio às atividades pedagógicas nas unidades de ensino. “A Educação é uma prioridade na nossa gestão e, nessa dinâmica, o GFED tem um papel muito importante, porque oferece uma autonomia aos nossos diretores para aplicar os recursos nas carências específicas de cada unidade escolar. Temos nos empenhado para transformar a Educação de Teresópolis em referência, investindo na formação dos nossos alunos para um futuro promissor”, disse o Prefeito, pontuando que desde 2019 a gestão repassou cerca de R$ 18 milhões em recursos do GFED, somados aos R$ 11 milhões de agora, totalizando R$ 29 milhões.
A secretária de Educação, Satiele Santos, também agradeceu o empenho e o carinho das equipes gestoras durante todo o ano de 2023 e falou sobre a dinâmica do GFED e sua importância para o fortalecimento da economia local, frisando que a verba garante atender as particularidades de cada unidade escolar.
“Esses recursos proporcionam pequenos reparos, manutenção na pintura, aquisição de materiais pedagógicos específicos necessários para cada escola e tudo mais que contenha no plano de ação e seja validado pelo Departamento de Assessoria Contábil da SME. Além disso, buscando a transparência, as equipes diretivas percorrem o comércio local para garantir três orçamentos e movimentar esse recurso no entorno da comunidade escolar”, explicou Satiele, frisando que o cálculo para destinação do GFED leva em conta o número de alunos de cada unidade e o horário de funcionamento, se atende em horário integral ou parcial, entre outros requisitos.
Os vereadores Paulinho Nogueira e Diego Barbosa marcaram presença no evento.
Merenda Escolar
O Prefeito Vinicius Claussen explicou que o ano de 2023 foi o mais difícil para a gestão municipal e que os desafios foram imensos, principalmente pela frustração da receita, ou seja, o município não recebeu o valor esperado pelo orçamento para o ano. Para 2024, a gestão tem expectativas mais positivas para a administração pública municipal, em especial para a Educação, com a realização de mais um processo seletivo para contratação de professores para reforçar a rede de ensino; entrega de kits escolares e de uniformes para os alunos; e entrega de material de papelaria para todas as unidades no início do ano letivo.
Sobre a merenda escolar, o Prefeito pontuou que haverá uma importante mudança na estrutura de fornecimento à merenda aos alunos, com a contratação de merendeiras por meio do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). Assim, as profissionais terão todo o suporte de formação e capacitação da mão de obra, EPI (equipamento de proteção individual), entre outros instrumentos fundamentais para o bom andamento da produção dos alimentos. Além disso, as profissionais terão os direitos trabalhistas garantidos, tais como férias, 13º salário e FGTS. Vinicius Claussen ressaltou que as merendeiras que atuam nas escolas atualmente terão a oportunidade de se inscrever para a contratação pelo CIEDS.
Conquistas da Educação
Entre as conquistas da Educação Municipal na gestão do Prefeito Vinicius Claussen, com investimentos na cidade e no interior estão as inaugurações das novas sedes de quatro unidades e a reforma e ampliação de cinco escolas, além das obras de reforma geral e revitalização das escolas Profª Acliméa do Nascimento e Maçom Lino Oroña, em andamento. Com destaque também para o aumento do número de vagas em creches, que, de 2018 para 2023 triplicou, atendendo atualmente mais de 2.150 crianças.
A gestão também entregou cerca de seis mil tablets para uso dos estudantes da rede; 1.440 computadores para os 90 novos Inovalabs (laboratórios de informática) das unidades e 1.400 notebooks para os professores; realizou o programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), em parceria com o Sebrae, com quase 1.400 alunos formados.
O resgate dos JETs (Jogos Estudantis de Teresópolis), com participação de mais de 2.500 alunos das redes pública e particular, também foi uma importante iniciativa da gestão, assim como a contratação por concurso de cerca de 600 professores para a rede e a implantação do tempo integral em 14 escolas. Como reconhecimento pelas ações desenvolvidas, a cidade recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Band Cidades Excelentes, na Categoria Educação, tornando-se bicampeã na etapa estadual da premiação.
Fotos: Bruno Nepomuceno