Bem-vindo ao Parque Montanhas de Teresópolis!

Fotos: Bruno Nepomuceno

QUEM SOMOS

Criado em 6 de julho de 2009, com uma área total de 5.335 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é uma das maiores unidades de conservação de proteção integral criada por um município, no Estado do Rio de Janeiro.

Foto: Ricardo Mello

Foto: Ricardo Mello

NOSSOS ATRATIVOS
Trilhas

As trilhas do PNM Montanhas de Teresópolis proporcionam aos visitantes uma experiência de imersão em meio a natureza. Nelas é possível se admirar as diferentes espécies da flora e se deslumbrar com a avifauna que vive nas florestas da unidade. As trilhas apresentam diferentes níveis de dificuldade específicas para cada atrativo.

Escaladas

Se desafie em um dos principais atrativos naturais da cidade, a pedra da tartaruga. Esta atividade é praticada há pelo menos três décadas na região. Atualmente existem nove possibilidades de descida, desde vias mais fáceis e com pouca inclinação até os negativos com aproximadamente 40 metros de altura.

Acampamento

A região de camping é destinada para o visitante que está procurando uma experiência diferenciada na sede da Tartaruga do PNM Montanhas de Teresópolis. O acampamento está de cara nova, em uma região destinada somente para isso. Com um visual deslumbrante, localizada há 50 metros do banheiro e possui espaço amplo para barracas.

Lazer

Para as áreas de lazer, o PNM Montanhas de Teresópolis conta com espaços amplos e múltiplos, destinados para pessoas que não buscam trilhas, camping e rapel. Em ambas as sedes do Parque são encontradas áreas destinadas para a contemplação da natureza. Diversos são os pontos destinados ao piquenique, onde você e sua família podem curtir um dia de paz e tranquilidade. Na sede santa rita, o lago acessível e o labirinto são o chamariz da região.

previous arrow
next arrow
VENHA NOS VISITAR

Aberto de terça a domingo, das 8h às 17h

Santa Rita

Pedra da Tartaruga

O centro de visitantes da Sede Santa Rita conta a história do Parque e sua relação com o entorno. Em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o centro de visitantes trouxe aspectos relacionados às novas territorialidades socioambientais.

A história da observação de aves passa pela região de Santa Rita. Um pouco deste histórico está representado no centro de visitantes. Você conhecerá sobre a avifauna local e a contribuição da região para o estudo das aves no Brasil.

O Centro de Visitantes localizado na Pedra da Tartaruga foi pensado com o objetivo de contar um pouco mais sobre a história da região e também sobre seus aspectos geomorfológicos.

A região da Pedra da Tartaruga foi o ponto de partida para a criação do Parque em 2009 e desde então segue sendo a região mais visitada da Unidade de Conservação. As trilhas de fácil acesso, camping, rapel e escalada fazem desta sede o atrativo perfeito para todos os públicos.

NORMAS DE VISITAÇÃO
NOVIDADES