Você está visualizando atualmente Educação Ambiental: Jovens do Novo Promaj visitam Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

Com o apoio do transporte disponível pelo Programa de Visitação Nosso Ambiente e em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), nos últimos dias 16 de fevereiro e 09 de março, na sede de Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT), o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu grupos de jovens participantes do Novo Programa de Atendimento ao Jovem (Promaj).

Nestas datas, os grupos acompanhados pelo instrutor, André Siffert, chegaram ao parque pela manhã e foram acompanhados pela coordenadora Victória Canto, do Setor de Educação Ambiental. O encontro teve como objetivos promover conversas e entendimentos a respeito dos aspectos naturais do PNM Montanhas de Teresópolis e motivar o amadurecimento dos olhares para as unidades de conservação. Entre os assuntos, a composição do PNMMT em seu aspecto ecossistêmico, natural e geográfico e a relação entre as unidades de conservação que existem no município. Apresentação, conversas, trilhas interpretativas e observação de aves estiveram entre as atividades desenvolvidas com os grupos.

Aproximadamente 24 jovens, de 20 a 22 anos de idade, participaram das atividades. Muitos destes, moradores de bairros localizados em áreas mais urbanizadas da cidade, nunca haviam visitado a sede de Santa Rita, e não sabiam que a sede Pedra da Tartaruga também faz parte da área de proteção do PNM Montanhas de Teresópolis.

André Siffert, instrutor dos grupos do Novo Promaj e quem teve a ideia da visitação, contou um pouco de sua experiência sobre os encontros. “Projeto sensacional de educação ambiental promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente! Jovens nascidos e criados em Teresópolis, que fazem parte do Novo Promaj, estão tendo a oportunidade de desenvolver consciência ambiental, conhecer sobre a fauna, a flora, o relevo, as características naturais do território onde vivem e a importância da preservação do meio ambiente”, destacou o instrutor.

“De forma leve e descontraída, os jovens receberam palestra de educação ambiental, na qual foram apresentados conceitos como unidades de conservação e identificação do território municipal através de mapas e maquetes. Na sequência, trilhas e observação de pássaros da nossa região, utilizando binóculo, áudios do canto dos pássaros para aproximá-los, torre de observação, labirinto verde, piquenique e muito papo sobre natureza, preservação e Teresópolis. Tem sido uma experiência excepcional para os jovens do Novo Promaj. Momentos de aprendizado e lazer!”, finalizou André Siffert.

“Foi impressionante observar que grande parte dos jovens ainda não conhecia a sede de Santa Rita. Sinto-me motivada em ver que o Programa de Visitação Nosso Ambiente, unido aos nossos projetos e atividades, tem surtido efeitos positivos, assim como a aproximação dos grupos aos espaços do Parque”, enfatizou a coordenadora do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Victória Canto, frisando que o Novo Promaj é uma importante iniciativa que contribui para o crescimento profissional dos jovens participantes. “Espero que estes e outros encontros que estão por vir contribuam para a conscientização ambiental e para o amadurecimento profissional desses jovens”, comentou a coordenadora.

Novos encontros estão previstos nesse mês de março com o intuito de aproximar outros grupos de jovens do Novo Promaj aos espaços naturais e educativos do PNM Montanhas de Teresópolis.