Você está visualizando atualmente Assistência  Social realiza 240 atendimentos em evento do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Mutirão assistencial foi realizado em parceria com as secretarias de Saúde, Esporte e Lazer e Trabalho e Emprego e Economia Solidária no Pedrão

Na manhã desta segunda-feira, 21 de agosto, os direitos da População em Situação de Rua foram lembrados com um grande mutirão assistencial que reuniu no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o “Pedrão”, profissionais de secretarias municipais de Teresópolis e Pessoas em Situação de Rua na cidade. O evento lembrou o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua” – ocorrido em 19 de agosto, em referência ao episódio conhecido como ‘Massacre da Sé’, em 2004, quando sete PSR morreram e oito ficaram feridas, enquanto dormiam na região da Praça da Sé, no centro da capital paulista.

A ação conjunta das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Esporte e Lazer e de Saúde, além do Cadastro Único do Governo Federal e da equipe do Sistema Nacional de Empregos (SINE) da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, ofereceu atendimento social; cadastramento e recadastramento no Cadastro Único para o Programa Bolsa Família; atendimento para cadastro no Banco de Empregos e emissão de CTPS; e também orientações jurídicas para o acesso aos direitos sociais e retirada de documentos como Certidão de Nascimento.

Houve ainda atendimento da Saúde através do programa Consultório na Rua, do Ministério da Saúde (que financia mais de 150 equipes em todo o País), com vacinação contra hepatites B e C; gripe (influenza) e antitetânica; testes rápidos para HIV (AIDS), sífilis e hepatites; além de medição de pressão arterial e glicemia; peso e altura, inclusive para o Bolsa Família e mais de uma dezena de banhos e outros serviços de higiene. Também foram oferecidos corte de cabelo e barba pela equipe da SMASDH, café da manhã e almoço servidos pela equipe do Café Popular. Ao todo, 240 atendimentos foram realizados para os 40 PSRs atendidos pelo CREAS.

“Este é o resultado do Grupo de Trabalho Intersetorial que iniciamos há três meses na Proteção Social Especial. Datas como essa são fundamentais para que realizemos ações estratégicas nesse sentido, de fortalecimento de vínculos para a inclusão social, emprego e renda e o acompanhamento dessas pessoas dentro do CREAS. É o lugar de fala dessas Pessoas em Situação de Rua, compreendidas em sua totalidade”, declarou a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane de Moraes Leite. Um bom exemplo de inclusão aconteceu ainda naquela manhã com o servente Ronaldo Adriano, de 46 anos, que realizou sua inscrição no SINE e já saiu dali empregado numa pet shop.

Por volta do meio-dia, a secretária Eliane recebeu para uma reunião rápida (da qual também participou a equipe da Saúde) um grupo de cinco profissionais da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Liderados pela subsecretária Mariléa de Paula, eles elogiaram a iniciativa intersetorial da Administração Vinícius Claussen e se propuseram a voltar a Teresópolis sempre que solicitados pela SMASDH. “Podemos dar o treinamento que vocês desejarem, pois sabemos que há uma incidência de uso de drogas lícitas e ilícitas por parte do grupo da PSR, até por conta do frio, da fome e da situação psicológica difícil em que se encontra essa população”, comentou Mariléa. A equipe já visitou 15 municípios do Estado do Rio de Janeiro em quatro meses e, segundo Mariléa, pretende estar em todos os 92 municípios fluminenses o mais breve possível.

Fotos: Bruno Nepomuceno