Terê Sorridente: Profissionais da Odontologia recebem capacitação para atendimento pediátrico

Você está visualizando atualmente Terê Sorridente: Profissionais da Odontologia recebem capacitação para atendimento pediátrico
Compartilhar:

Na última quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu capacitação para os profissionais do programa de saúde bucal municipal Terê Sorridente, que oferece tratamentos odontológicos em unidades de saúde da cidade e interior do município.

Por meio da Subsecretaria de Atenção Básica à Saúde, esta capacitação teve como tema o “Atendimento de Odontopediatria”. O curso foi proposto pelo Dr. Joel Dallis, coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e ministrado pela especialista em Odontopediatria, Dra. Daniela Chaves, e teve como intuito facilitar a promoção de saúde bucal infantil nas unidades básicas de saúde do município.

“Nosso objetivo foi capacitar as novas equipes de saúde bucal para prevenir as principais doenças infantis, estimular o conceito de mínima intervenção, além de motivar ações de aconselhamento dietético e educação em saúde bucal, entre outras noções”, disse a especialista em Odontopediatria, Dra. Daniela Chaves.

Terê Sorridente

O programa Terê Sorridente foi inaugurado em Teresópolis no dia 29 de dezembro de 2021, pelo Prefeito Vinicius Claussen, e o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos. Na ocasião, o Prefeito destacou a importância deste avanço para a Atenção Básica, afirmando que “é um empenho de nossa gestão levar o acesso ao serviço para a população mais carente. Esse é um pedido das mães, dos líderes comunitários e das pessoas que realmente querem cuidar da saúde, mas não têm o acesso”.

Com objetivo de expandir o serviço de saúde bucal e educação em saúde para a população, o serviço é oferecido em 11 unidades com o total de 13 profissionais, dentre dentistas e outros profissionais da saúde bucal.

Atendimento

Para agendar a consulta odontológica, os pacientes devem buscar a unidade de saúde mais próxima. Também haverá casos em que as equipes da Atenção Primária à Saúde vão realizar uma busca ativa em cada localidade para avaliar os pacientes que necessitarem de atendimento diferenciado.