Você está visualizando atualmente Secretaria Municipal de Saúde iniciará distribuição de medicamento preventivo contra HIV

Comprimido deve ser usado continuamente para não haver perda de efeito

A Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciará uma nova estratégia de prevenção ao HIV, a partir do dia 9 de novembro. Através de consulta clínica, poderá ser distribuído à população um medicamento que permite ao organismo se preparar para um possível contato com o vírus.

Em Teresópolis, a população terá acesso à Profilaxia pré-exposição (Prep) através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), na SMS. Os profissionais do setor serão responsáveis pelo atendimento e acompanhamento clínico dos pacientes, além da permissão para retirada do medicamento.

A agenda de consultas será possível através do número 2742-9883. Para garantir adesão e continuidade do serviço, acontecerão 4 atendimentos de 14h às 16h a cada quarta-feira.

Profilaxia pré-exposição (Prep)

Chamada de Profilaxia pré-exposição (Prep), o remédio em forma de comprimido deve ser tomado antes de uma relação sexual com risco de exposição. A combinação de dois remédios em um único comprimido é responsável por bloquear os meios por onde o vírus infecta o organismo.

De acordo com o DVE, a medicação deverá ser usada de forma ininterrupta para poder atingir uma concentração segura. Apesar da segurança para o paciente, ele não impede a infecção por outras doenças sexualmente transmissíveis, ou mesmo o uso de preservativos.

Ainda segundo o DVE, por ser um método preventivo, a Prep deve ser utilizada somente por pessoas que não convivem com HIV. Ele é mais indicado para pessoas que possuam múltiplos parceiros e não fazem uso de preservativos.