Prefeitura de Teresópolis recebe comissão de catadores de recicláveis do Aterro do Fischer

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis recebe comissão de catadores de recicláveis do Aterro do Fischer
Compartilhar:

A pedido do Prefeito Vinicius Claussen, que cumpre agenda oficial em Brasília, o secretário municipal de Governo e Coordenação, Lucas Pacheco, recebeu nesta quarta-feira, 11/10, na Prefeitura, uma comissão dos catadores de recicláveis que atuavam no Aterro do Fischer para conversar sobre as demandas do grupo.

O Prefeito Vinicius Claussen já recebeu a comissão por três ocasiões e prontamente liberou três parcelas do auxílio eventual emergencial, no valor de R$ 1.000,00 cada, para 86 famílias. A Gestão Municipal também está entregando a essas famílias cestas básicas regularmente.

Os catadores continuam recebendo suporte da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMASDH) e Direitos Humanos, inclusive com reuniões mensais com comissão de representantes da classe.

Além da concessão do auxílio emergencial, eles foram encaminhados para os equipamentos sociais do Município, como CRAS e CREAS, para emissão de documentos e inclusão em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Os catadores que manifestaram interesse foram cadastrados pelo SINE para encaminhamento a vagas de emprego e também para cursos  de qualificação profissional. No momento, a SMASDH está fechando parceria com o SEBRAE-RJ para a oferta de novos cursos gratuitos.

Entre as alternativas a longo prazo avaliadas e planejadas pelo Município estão a inclusão desses trabalhadores no programa municipal Recicla Terê, que depende de captação de recursos para ser ampliado, e também a adesão ao programa Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular, do Governo Federal. Porém, este último se encontra na fase de implementação pelo Governo do Estado.

O aterro do Fischer permanece interditado e com o acesso proibido por meio de decisão judicial.

A Prefeitura de Teresópolis reafirma que mantém o diálogo aberto com os catadores de recicláveis e que segue  em busca de alternativas para o melhor atendimento dos trabalhadores.