Teresópolis tem programa que ajuda pessoas a largar o cigarro

Evento nesta quarta (5) mostrará depoimentos de ex-fumantes que conseguiram abandonar o tabaco graças ao programa da Secretaria de Saúde

Nesta quarta-feira (5), o auditório da Secretaria Municipal de Saúde será palco do evento ‘É possível parar de fumar e permanecer parado’, do Programa de Controle ao Tabagismo. O encontro acontece a partir das 14h30 e tem, como objetivo, reduzir o número de usuários de tabaco bem como alertar para os males que o consumo dessa substância traz para a saúde do indivíduo. Durante o evento, será exibido um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura que mostra depoimentos de pessoas que conseguiram parar de fumar há mais de 10 anos graças ao programa da Secretaria de Saúde.

Coordenado pela doutora Márcia Sayão, o Programa de Controle do Tabagismo realiza reuniões semanais com os fumantes, na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca. “Nós temos um grupo que funciona semanalmente no percurso de três meses. Neste grupo, as pessoas trocam ideias, informações e, com isso, vamos pontuando a importância de reduzir o uso do tabaco porque parar todo mundo para, mas é difícil permanecer parado, esse é o nosso lema”, disse Márcia Sayão.

Jorge Hilário de Souza participou do grupo em 2009 e está há 10 anos sem fumar. Para ele, a vivência no Programa de Combate ao Tabagismo foi fundamental para abandonar o cigarro. “As pessoas que abandonaram de vez o cigarro foram aqueles que frequentaram o programa durante todo o período, como eu. Os que pararam de frequentar as reuniões voltaram a fumar. Então, o grupo foi fundamental para  largar o vício”, ressaltou.

O Programa de Controle do Tabagismo realiza reuniões semanais e mensais com os fumantes, na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca. As inscrições para participar do programa podem ser feitas pelo telefone 2743-1726.

Serviço:

• ‘É possível parar de fumar e permanecer parado’
  • Dia: 05/06/2019
  • Horário: 14h30
  • Local: Secretaria de Saúde (Rua Júlio Rosa,  366, Tijuca)