Teresópolis participa do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo

Divulgar o interior do Estado para aumentar o fluxo de turistas. Esse foi o principal tema discutido em Nova Friburgo, onde foi realizado o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio, o evento, que aconteceu nesta quinta (25), reuniu representantes das regiões da Serra Verde Imperial e Caminhos da Serra.

O subsecretário de Turismo de Teresópolis, Rafael Canto, e as autoridades presentes receberam a equipe técnica da Setur-RJ/TurisRio e conheceram projetos e ações desenvolvidos. Na abertura do evento, Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, disse que acredita que os fóruns são importantes não apenas para o desenvolvimento turístico das regiões, como também para aumentar a interação entre os gestores.

– O turismo hoje é um dos segmentos que mais cresce no mundo e por isso deve estar sempre em pauta. Sabemos das dificuldades, mas não podemos parar de trabalhar. Precisamos nos unir, para juntos atrair cada vez mais turistas para as regiões. A Setur está à disposição dos municípios para ajudar no que for necessário.

Durante o evento, os gestores do turismo do interior receberam, também, o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Ele é um instrumento de apoio para os representantes, que vão poder se basear nas informações para organizar e estruturar o setor turístico de suas cidades. Além disso, puderam conhecer um pouco mais do trabalho da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Rota Cervejeira e Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro), através de palestras ministradas por profissionais dos respectivos órgãos.

O subsecretário municipal de Turismo, Rafael Canto, foi convidado para participar do “Estágio de Familiarização” proposto pela Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio. Um dos principais objetivos do projeto é consolidar um intercâmbio dinâmico entre as cidades do interior e a Setur-RJ/TurisRio.

Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, essa troca de informações e conhecimentos entre os técnicos da Setur-RJ e os representantes do interior é fundamental para o desenvolvimento do segmento.

– Essa proximidade é de extrema importância, pois, além de colaborarmos com o fortalecimento institucional das secretarias do interior, os gestores têm a possibilidade de conhecer, in loco, as instalações e os técnicos que trabalham diariamente, planejando ações e projetos em prol do turismo do Estado. Assim como a Setur-RJ percorre todas as regiões turísticas, com os Fóruns Regionais de Desenvolvimento do Turismo, damos a oportunidade para aqueles que dirigem a atividade nos 92 municípios do Estado vivenciarem um dia de trabalho na nossa sede, tirando dúvidas, esclarecendo ações e conhecendo projetos.

Fonte: SETUR/TURISRIO E SECTUR
Fotos: Divulgação