Teresópolis empossa 10 conselheiros tutelares para mandato até 2024

Autoridades, familiares e convidados prestigiaram nesta sexta-feira, 10, na Prefeitura, a cerimônia de posse dos dez conselheiros tutelares de Teresópolis. Entre eles, os vereadores Tenente Jaime e Maurício Lopes. Os conselheiros tutelares têm a função de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, acompanhar os menores em situação de risco e decidir, em conjunto, medidas de proteção.

“É fundamental que nossas crianças e adolescentes tenham sua proteção garantida. Que os conselheiros tutelares exerçam suas funções com seriedade e compromisso, atuando em conjunto com outros setores em defesa dessa parcela da população”, destacou o Vice-prefeito, Dr. Ari Boulanger. “O trabalho do Conselho Tutelar é essencial. Cabe ao poder público apoiar e fazer com que os conselheiros tenham estrutura para atender as demandas da sociedade”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Jaron.

Eleitos em outubro de 2019, eles vão exercer mandato no período 2020-2024. “Dou boas-vindas aos conselheiros eleitos e reeleitos. Estou certa de que terão compromisso, seriedade e dedicação na condução de seus trabalhos, fazendo cumprir o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente. Estaremos juntos nessa nova etapa”, afirmou Maria Eugênia Frederico, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Posse

Foram empossados no Conselho Tutelar 1 os conselheiros Sonia Maria Silva Fernandes, Cristina Medeiros Claussen, Tatiana Oliveira de Abreu Charles, Raquel Garcia Soares Amarantes e Djair Marcelino Alves Junior; e no Conselho Tutelar 2, Michel Cardoso Vilarino, Lusiane Santos da Silva, Thiago Ferreira Duque, Celia Cristina Pinna Rodrigues e Monica da Cunha Carvalho.

“Farei o melhor trabalho possível para que nossas crianças e adolescentes tenham sua proteção garantida”, comentou a conselheira tutelar Sonia Fernandes, que vai exercer o seu primeiro mandato. “Minha expectativa é dar continuidade ao trabalho, retirando as crianças de situações de risco e conscientizando a população sobre a importância da sociedade também se responsabilizar pela garantia de direitos desse público”, completou a conselheira reeleita, Lusiane Santos.

Processo eleitoral

A eleição unificada dos Conselhos Tutelares de Teresópolis reuniu 3.586 eleitores, que votaram em 22 candidatos. O processo eleitoral foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e fiscalizado pela Promotoria da Infância e da Juventude de Teresópolis.

“Meus cumprimentos ao Conselho da Criança e do Adolescente por conduzir o processo eleitoral de forma imparcial e transparente, com igualdade de oportunidade a todos os candidatos”, pontuou o promotor de Justiça, Rodrigo Molinaro Zacharias. “Parabéns e sucesso, que realizem um bom trabalho nos anos que virão. As portas do Juizado estão sempre abertas para os conselheiros tutelares”, finalizou a juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, Vania Mara Nascimento Gonçalves.

Fotos: Jorge Maravilha