Teresópolis comemora Semana da Consciência Negra

Você está visualizando atualmente Teresópolis comemora Semana da Consciência Negra
Compartilhar:

A partir desta sexta-feira, 12, tem início a programação da Semana Unificada da Consciência Negra, promovida pelo Coletivo Ponto de Luz, em parceria com Movimentos Unificados e apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. O evento inclui diversas atividades, que serão realizadas ao longo da semana, e tem por objetivo festejar o Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro.

“Será uma semana intensa, com atividades diversas que vão marcar de forma significativa o Dia da Consciência Negra em Teresópolis, mostrando um pouco da contribuição africana na formação da cultura brasileira. Não poderíamos deixar de participar”, comenta a Secretária de Cultura, Cléo Jordão.

A abertura da Semana Unificada da Consciência Negra será às 19h desta sexta, com a live ‘Racismo Estrutural’, transmitida pelo Instagram do coletivo Ponto de Luz (@pontodeluzcoletivo), com a participação da turismóloga e presidente da Rede Brasilidade Solidária, Tai Brito, e da presidente do Mocabte – Movimento Afro Cultura de Teresópolis, Clarissa Lima.

Neste sábado e domingo, 13 e 14 de novembro, as atividades prosseguem na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com roda cultural e a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares.

Ao longo da semana, o evento continua com lives, exibição de documentários, bate-papo, shows, performances teatrais, roda de capoeira, batalha de voguing, contação de história e roda de conversa, entre outras atividades.

A programação acontecerá na Praça Olímpica, Praça do Tiro de Guerra, auditório da Academia Teresopolitana de Letras (ATL), Casa de Cultura e, finalmente, Quintal das Artes, onde serão realizadas as atividades do dia 20 de novembro e o encerramento do evento.