Projeto Geladeira Literária chega a Teresópolis neste sábado

Você está visualizando atualmente Projeto Geladeira Literária chega a Teresópolis neste sábado
Compartilhar:

Neste sábado, dia 4 de dezembro, às 10h, será inaugurado o projeto Geladeira Literária, desenvolvido pelo Interact Club de Teresópolis, programa do Rotary International, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, através das secretarias de Cultura e de Segurança Pública.

O projeto, que será implantado inicialmente no Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti, consiste na instalação de uma geladeira de verdade, só que recheada de livros, dos mais variados gêneros e autores. A geladeira ficará disponível para toda a população e os amantes da leitura poderão acessá-la livremente, retirando ou fazendo troca de livros.

“A ideia é oferecer ao teresopolitano em geral, e especialmente ao usuário do transporte público ou que circula nos arredores da Rodoviária, a oportunidade da leitura, despertando assim este hábito tão valioso. Prestigiem”, convida a secretária de Cultura, Cléo Jordão.

Segundo a presidente do Interact Teresópolis, Maria Eduarda Passoni, o projeto foi pensado para resgatar e formar público leitor. “Segundo a pesquisa ‘Retratos da Leitura do Brasil’, do Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média, por ano, 2,43 livros. 30% da população nunca comprou um livro e o país perdeu, nos últimos anos, mais de 4 milhões de leitores. Queremos e precisamos mudar este quadro, resgatando e incentivando a formação de novos leitores, principalmente jovens. Daí a ideia do projeto desenvolvido pelo Interact, que representa o núcleo do Rotary voltado para essa fai xa etária”, explica.

Dezenas de títulos já foram arrecadados, selecionados e identificados com o carimbo do clube para dar início ao projeto. Aqueles que desejarem poderão fazer doações de novos livros à Geladeira Literária.