Você está visualizando atualmente Programa municipal ‘Gari Comunitário’ é tema de trabalho universitário no Unifeso

As alunas do 3º período do curso de Psicologia do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) Beatriz Morais Silva, Luna Dias de Freitas e Roberta Duarte visitaram a Ouvidoria Geral do município, na última quinta-feira, 16. As estudantes foram recebidas pelo Ouvidor, Leonardo de Araújo Manso Filho, e equipe. A visita teve como objetivo conhecer o programa ‘Gari Comunitário’ para a elaboração de um trabalho para a universidade. Iniciativa da gestão do Prefeito Vinicius Claussen, o projeto é realizado por meio da Ouvidoria Geral e da Secretaria M. de Obras e Serviços Públicos, em parceria com as associações de moradores dos bairros e localidades do interior.

“A intenção do grupo neste trabalho é a de conhecer mais a fundo o ‘Gari Comunitário’, através dos conhecimentos dos envolvidos nesse projeto, enfatizando a importância dos territórios. O Ouvidor explicou sobre a essência do programa com uma abordagem fundamental, tanto para os moradores conhecedores dos seus bairros e da realidade ali presente, quanto para o desenvolvimento da cidade”, comentou a estudante Roberta Duarte. O grupo de trabalho é composto ainda pelos alunos Adriano Pereira Júnior e Anna Luiza Soares.

‘Gari Comunitário’

Implantada em outubro de 2019 pela Prefeitura, a iniciativa é realizada em parceria com as associações de moradores, para intensificar a manutenção da limpeza básica nas comunidades. Os garis comunitários são selecionados pelas associações de moradores, moram e conhecem o dia a dia dos seus bairros e têm entre as funções principais a varrição e a capina das ruas.

Os garis comunitários devem cuidar para que o lixo não fique espalhado em via pública e limpar os bueiros, para evitar transtornos em época de chuva. É uma aproximação importante com as associações de moradores e que fortalece a manutenção básica dos locais contemplados.

Acesso ao programa

Para receber o ‘Gari Comunitário’, as associações de moradores devem ser legalmente constituídas, estar com a documentação em dia e se habilitar através de chamada pública. A Ouvidoria presta todas as orientações para que os líderes comunitários possam formalizar a iniciativa e levar o programa para seus bairros. A proximidade dos moradores com o gari é fator determinante que vem garantindo o sucesso do programa.

A chamada pública publicada no Diário Oficial Eletrônico pode ser conferida pelo link http://bit.ly/chamada-ass-moradores. Para a entrega dos documentos solicitados, os líderes comunitários podem ser informar com a Ouvidoria Geral pelos telefones 162, 2742-5074, 2742-8761 e 98126-4038 (WhatsApp), de segunda a sexta, das 9h às 18h, ou pelo e-mail [email protected]. O endereço é Avenida Lúcio Meira, 375, sala 105 – Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas (prédio do antigo Fórum), na Várzea.