PREVENÇÃO EM TERESÓPOLIS: RASTREAMENTO DE CASOS DE DIABETES TERMINA NA SEXTA (30)

Compartilhar:

Seguindo a campanha nacional ‘Diabetes não tem cara. Faça o teste’, iniciativa do Conselho Nacional de Farmácia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes, desde segunda (26), a Secretaria de Saúde de Teresópolis realiza um rastreamento de casos suspeitos de Diabetes Mellitus. Com o slogan ‘Novembro Diabetes Azul 2018’, a orientação gratuita aos pacientes termina nesta sexta-feira (30), no Centro de Saúde Dr. Armando Gomes de Sá Couto (CES da Várzea).

Em dois dias foram registrados mais de 70 atendimentos pelas farmacêuticas do CES e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Pacientes identificados como pré-diabéticos ou diabéticos são encaminhados para tratamento na unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Durante o rastreamento, a pessoa que tiver dúvidas sobre a taxa de glicemia deve comparecer à farmácia do CES, munida de um documento pessoal, como carteira de identidade, até sexta, das 8h às 12h, para realizar o teste de glicemia, medir a circunferência abdominal, peso e altura e avaliar o risco que tem de desenvolver a doença.

A doença

A Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, devido à atuação ineficaz da insulina, que é o hormônio responsável por baixar a glicemia no sangue.

O paciente tem de fazer o teste de glicemia para saber o valor de açúcar no sangue. Níveis acima de 110 mg/dL em jejum já requerem monitoramento. O tratamento inclui o uso de remédios orais ou insulina, prática de exercício físico e alimentação adequada.

Sem tratamento, a elevação das taxas de açúcar no sangue pode prejudicar o funcionamento de vários órgãos, como os rins, os olhos, os nervos e o coração, com risco de ocasionar acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e até cegueira.

Fotos: Divulgação