Você está visualizando atualmente Prefeitura intensifica Operação Presença Social para acolher pessoas em situação de rua

Com a acentuada queda de temperatura, abaixo dos 10ºC, desde esta quarta-feira, 30/06, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social intensifica a Operação Presença Social, que acolhe pessoas em situação de rua, com encaminhamento consentido para o abrigo da Associação Beneficente Sopão, no Bom Retiro.

Acompanhada pela Defesa Civil Municipal, equipe do Desenvolvimento Social esteve nos bairros Barra do Imbuí, Ermitage, Meudon, Várzea e Vale do Paraíso, onde foram localizadas 4 pessoas dormindo em calçadas e que, depois de abordadas, optaram por não se dirigir ao abrigo Sopão. A operação seguirá pelos próximos dias.

De acordo com levantamento da secretaria, existe uma média de 50 pessoas em situação de rua em Teresópolis. Esse número é flutuante, pois a maioria são andarilhos, que vêm para a cidade e depois vão embora.

“A população pode colaborar com as nossas ações de acolhimento nos informando onde há pessoas dormindo na rua. E quem quiser, pode aderir a nossa campanha de doação de cobertores e agasalhos. Nossos CRAS e CREAS estão abertos para receber os donativos”, explica Valdeck Amaral, secretário municipal de Desenvolvimento Social. As informações podem ser repassadas de segunda a sexta, de 12h às 18 h, pelo telefone (21) 3641-5866.

Abrigo

A Prefeitura de Teresópolis possui Termo de Colaboração com a Associação Beneficente Sopão. A Prefeitura cede funcionários para atuar no local e mantém despesas de custeio do abrigo, como luz, água e combustível. Além disso, as pessoas acolhidas no Sopão passam pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com acompanhamento de assistentes sociais. A Secretaria Municipal de Saúde também realiza, periodicamente, ações preventivas e de cuidado na entidade. No Sopão, são servidos café da manhã, almoço e jantar. As pessoas abrigadas podem dormir no local, onde devem se guir regras da boa convivência.

A Prefeitura também possui um acordo com a Fazenda Esperança para encaminhamento de pessoas com problemas com bebidas alcoólicas. Adolescentes em situação de rua podem ser encaminhados para o abrigo Gerando Filhos.

Cobertores e agasalhos

Desde o mês de abril, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove a campanha de arrecadação de cobertores e agasalhos 2021. O público-alvo são as famílias em vulnerabilidade social cadastradas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e no CREAS (Centro Especializado de Referência de Assistência Social) do município. As doações podem ser entregues nos CRAS e no CREAS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Podem aderir à campanha toda instituição pública ou privada que deseja participar, assim como a p opulação em geral. A Secretaria enviou cobertores e colchões para diversas entidades de acolhimento.

Confira os postos de entrega de donativos:

De segunda a sexta, das 8h às 17h

• CRAS Alto: Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea.
    Telefone (21) 3641-3019
  • CRAS Barroso: Rua Par, 170, Barroso.
    Telefone (21) 3642-1055
  • CRAS Fischer: Rua Pedro Eleutério de Oliveira, 213, Fischer.
    Telefone (21) 3641-9490
  • CRAS Meudon: Rua Caramuru, 108, Meudon.
    Telefone (21) 3641-1437
  • CRAS São Pedro: Rua Fileuterpe, 845, São Pedro.
    Telefone (21) 2742-3080
  • CRAS Volante Parque Ermitage: Estrada Rio-Bahia, km 80, Conj. Habitacional Parque Ermitage.
  • CRAS Volante Bonsucesso/E.M. Francisco Mª Dállia: Est. Teresópolis-Friburgo, km 28.
  • CREAS: Rua Carmela Dutra, 812, Agriões.
    Telefone (21) 2742-8722