Prefeitura e Unifeso assinam acordo de cooperação de inovação

Com o objetivo de desenvolver a cultura da inovação, do empreendedorismo e fortalecer o ecossistema empreendedor, a Prefeitura de Teresópolis e a Unifeso assinaram um acordo de cooperação visando novos negócios inovadores no município. A assinatura aconteceu na manhã desta segunda-feira (25).

“Nesse termo de cooperação, falamos sobre empreendedorismo e inovação, uma matéria que hoje é universal a todos os cursos de graduação. Nós precisamos oferecer o campo de trabalho para que nossos alunos possam identificar dentro da cidade quais são as dificuldades e fazer com que esses mesmos alunos produzam soluções para o município”, destacou o prefeito Vinicius Claussen, ressaltando que outros acordos de cooperação estão sendo firmados com outras universidades. “Outros termos estão sendo feitos com com a Estácio, a Unopar e a Uerj. Estamos incluindo a academia para estudar a cidade e promover soluções”, finalizou.

O diretor geral da Unifeso, Luís Eduardo Tostes, destacou a importância de se estar ambientado na modernidade do mundo atual. “É fundamental estarmos atentos a questão da inovação, da tecnologia, da ciência, do empreendedorismo. Essa é a sensibilidade que o prefeito e o secretário tiveram e nós estamos aqui como uma instituição colaboradora, dispostos a participar, trazendo aquilo que é de interesse comum para todos nós, que é o desenvolvimento de Teresópolis”, disse.

O acordo de cooperação busca contemplar ações estruturantes como a elaboração de uma Lei de Inovação; criação do Conselho Municipal de Inovação; políticas municipais de inovação e a criação do hub de inovação em Teresópolis, um lugar para o encontro para que as pessoas interajam, e, consequentemente, criem, empreendam e trabalhem juntas.

“Esse convênio com a Unifeso vem em um momento super oportuno, para a gente poder enxergar os empregos. Não adianta discutir a possibilidade de empregos para os jovens se a gente não falar de inovação. Esse é o nosso objetivo, reter os talentos na cidade e atrair talentos para o município, e com essa política de inovação a gente vai conseguir fazer isso”, explicou o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg.

A reunião contou com a presença do Prefeito Vinicius Claussen; do secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg; da coordenadora de Empreendedorismo da Secretaria de Trabalho, Daysianne Mendes; do diretor geral da Unifeso, Luis Eduardo Tostes; da diretora de pós-graduação, pesquisa e extensão da Unifeso, Elaine Maria Andrade; do assessor do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unifeso, José Roberto Andrade; e da reitora da Unifeso, Verônica Albuquerque.