Prefeitura de Teresópolis e Unifeso assinam acordo de cooperação educacional na Saúde Pública

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis e Unifeso assinam acordo de cooperação educacional na Saúde Pública
Compartilhar:

COAPES introduz estudantes das áreas de saúde em ações e atividades nas unidades de saúde do município

Na última quinta-feira (25), foi assinado entre a gestão municipal e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) o COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde). O acordo garante que a Secretaria Municipal de Saúde integre os estudantes universitários das áreas de saúde aos trabalhos realizados nas unidades de primárias de saúde, para que possam contribuir com atendimentos à população da cidade e interior.

O evento aconteceu às 15h, na sede do Teatro Municipal de Teresópolis, com a presença de autoridades do município. Além do Prefeito Vinicius Claussen, e da Secretária de Saúde, Dra. Clarissa Rippel, participaram do evento a Subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Dra. Claudia Miguel; a Subsecretária de Atenção à Saúde e a Dra. Michelli Nogueira; e demais profissionais da rede SUS. Em nome do Unifeso estiveram: o Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos, Luis Eduardo Tostes; Diretora Acadêmica, Mariana Arcuri; Diretora do Hospital das Cl&iac ute;nicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO), Dra. Rosane Rodrigues; e professores universitários da instituição. Também compareceram os seguintes vereadores: Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Dr. Raimundo Amorim, Paulinho Nogueira, Pastor Luciano, Tente Jaime, Fabinho Filé e Teco Despachante.

Segundo o Prefeito Vinicius Claussen, a parceria é uma das formas para que o profissional conheça de perto as necessidades de cada bairro. “Caminhamos muito junto à Saúde nos últimos 4 anos e hoje é a realização de um sonho em retornar com os alunos para dentro do SUS de Teresópolis. Sabemos o quanto este trabalho em campo é importante para a formação de um médico mais humano e próximo das realidades sociais”, disse.

Para o sistema público de Saúde, o benefício vai além do conhecimento técnico dos universitários e da ajuda estrutural para ações desenvolvidas no município. Através de dados recolhidos em cada bairro, será possível mapear as necessidades de cada local com a finalidade de elaborar esforços estratégicos que por fim geram melhora em indicadores da saúde que se transformam em mais recursos financeiros.

“Nossa equipe trabalhou muito para renovar esta parceria e identificar os pontos a serem priorizados junto ao Unifeso. Os benefícios para os alunos são a oportunidade de aprender com toda a dinâmica de um serviço para o SUS, e para os usuários é a oportunidade de ser atendido por profissionais ainda em formação que estão dispostos a se dedicar ao máximo em cada caso”, afirmou a Secretária de Saúde, Dra. Clarissa Rippel.

O Diretor Geral da Feso, Luis Eduardo Tostes, disse que esta parceria vai ao encontro da meta da instituição quanto a se manter como um polo de desenvolvimento regional, colocando em prática as orientações curriculares de formar profissionais para atuar no SUS. “Minha fala é de agradecimento ao Prefeito Vinicius Claussen e à Secretária de Saúde por renovar esta proposta que faz parte de nosso papel em formar melhor os futuros profissionais da saúde e contribuir com o desenvolvimento do SUS em Teresópolis”.

O Prefeito Vinicius Claussen relembrou ainda todos os demais avanços da Saúde com a parceria do Unifeso. Dentre eles estão a inauguração da maternidade no HCTCO, em 2019, e a abertura de 10 leitos SUS na mesma maternidade. Além disso reforçou a importância da instituição filantrópica para o sistema de saúde municipal.