Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis constrói 1032 novas gavetas mortuárias no Cemitério Carlinda Berlim

Estão em andamento as obras de construção de 1032 novas gavetas mortuárias para ampliar a disponibilidade de vagas no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, no bairro da Prata. O sistema, que já operava em seu limite em razão dos sepultamentos das vítimas da tragédia ambiental de 2011, teve necessidade de ser readaptado por conta da pandemia de Covid-19, que gerou uma demanda em curto período que os 9 cemitérios municipais de Teresópolis não tinham, como aconteceu em to do o país.

“Há mais de 10 anos o cemitério Carlinda Berlim não recebia investimentos para sua ampliação. Com essa obra, queremos dar a dignidade e o respeito que merecem as pessoas nesse momento tão sofrido de despedida de seus entes queridos. Nossa expectativa é que o número de novas gavetas atenda à demanda prevista para o município dentro do quadro de normalidade, ainda com excedente para casos excepcionais”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

O trabalho é feito por empresa contratada pela Prefeitura, por licitação, seguindo as normas técnicas e ambientais vigentes, e consta de 4 blocos, numa área de aproximadamente 1240m². O prazo de conclusão é de até 120 dias. Serão feitas entregas parciais, por lotes de gavetas, para atender a população.

As unidades são dispostas em nichos com 3 níveis, executados sobre radiers de concreto protentido. Os nichos serão executados em concreto pré-moldado, inclusive, suas lajes também serão em concreto pré-moldado com caimento, para que a água não fique acumulada.

“O processo construtivo inclui a utilização do inativador de gases, equipamento a vácuo que faz com que o necrochorume fique em estado gasoso, neutralizando o gás proveniente da decomposição. Isso evita o uso de reservatórios específicos para captação de necrochorume e reduz a chance de contaminação por esse material”, explica o secretário municipal de Obras, engenheiro Ricardo Pereira.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o Cemitério Municipal Carlinda Berlim tem 1.816 gavetas mortuárias, 3.499 sepulturas e 1.425 covas.

Fotos: Bruno Nepomuceno.