Horto Municipal recebe plantio de mudas para implantação do ‘Caminho Verde’

Você está visualizando atualmente Horto Municipal recebe plantio de mudas para implantação do ‘Caminho Verde’
Fotos: Bruno Nepomuceno

Com apoio da Prefeitura, ação ecológica será realizada neste sábado, 28/08

Em processo de recuperação para futura implantação no Horto Municipal de Teresópolis Carlos Guinle, a área de passeios ‘Caminho Verde’ receberá neste sábado, 28/08, às 9h, o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Entre as espécies, serão plantados Pau-Brasil, Ipês amarelos e roxos, Ingá e Aroeira.

A ação ecológica une a organização não governamental Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade, Projeto Humano Novo e Effect Sports, e tem apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Serviços Públicos/Divisão de Parques e Jardins.

A implantação do ‘Caminho Verde’ é mais uma etapa da revitalização do Horto Municipal. Idealizado pelo Prefeito Vinicius Claussen, o espaço já existe e está em fase de recuperação. O plantio é uma das fases de preparação da área, que oferecerá aos visitantes um cenário verde, harmonioso e sombreado, com flores, pássaros livres e aromas da natureza.

Já se encontram na área do Horto 500 mudas, em processo de aclimatação, e que serão plantadas gradualmente, respeitando períodos mais adequados, como por exemplo, os meses com previsão de chuvas.

Totalmente revitalizado pela Prefeitura e reinaugurado no dia 3 de julho, o Horto Municipal ganhou vários atrativos, como área para piquenique, parque para cães, horta, jardins, área de compostagem e estufas para o cultivo de espécies de plantas nativas para o replantio nas praças e espaço públicos da cidade. O espaço sedia o canil da 1º Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal (GCM) e em breve será também a sede da COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal).

Localizado na Avenida Tobias Barreto, 21, no bairro Quarenta Casas, o Horto Municipal Carlos Guinle fica aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8h às 16h, com entrada franca, sempre seguindo as normas sanitárias por conta da pandemia.

Fotos: Bruno Nepomuceno